Santos

Avança a construção da UPA na Zona Noroeste

04/08/2017
Avança a construção da UPA na Zona Noroeste | Jornal da Orla

Duas paredes da fachada da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Noroeste, em construção na esquina da Rua Bulcão Viana com a Avenida Jovino de Melo, no Bom Retiro, já apresentam pastilhas verdes e brancas. É o início da etapa que vai cobrir toda a parte externa do edifício com o revestimento padrão para as unidades de saúde do Município. 

Com 80% dos serviços executados a obra civil termina neste semestre. A superestrutura e alvenaria estão prontas e suportes para elétrica, hidráulica, lógica e telefonia, na fase final. O edifício conta com todas as esquadrias e batentes colocados, bem como a estrutura metálica do telhado, três caixas d’água e dois elevadores para garantir acessibilidade.

Os operários trabalham na instalação da infraestrutura para gases medicinais e ar condicionado, e no revestimento interno das paredes em gesso e azulejo. “Os próximos serviços serão o contrapiso do andar térreo e assentamento do piso geral”, diz o engenheiro Mendelsson Silva, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, gerenciadora da obra.

Unidade terá potencial para 550 atendimentos por dia
Projetada para disponibilizar 21 leitos, sendo três de emergência, a UPA ZN terá potencial para 550 atendimentos/dia em edifício de 1.530 m², com dois pavimentos acessíveis (térreo e andar superior). As áreas de procedimentos médicos terão piso vinílico (Paviflex), indicado por não propagar fungos e bactérias e ser antialérgico.

O térreo acomodará cinco consultórios, sendo um pediátrico, com brinquedoteca, sala de raio X e emergência. E também acolhimento, espera, recepção, classificação de risco, assistente social, sanitários e apoio; salas de coleta, curativos, sutura, inalação, gesso, eletrocardiograma, ortopedia, hidratação e distribuição de medicamentos. 

No primeiro andar ficarão o laboratório de análises, lavanderia, central de esterilização, almoxarifado, farmácia, refeitório, copa e sanitários. A unidade contará ainda com Samu, posto policial e Centro de Processamento de Dados. É um investimento de R$ 3,5 milhões, recursos dos governos Federal e Municipal.