Santos

Esmeraldo Tarquínio recebe condição honorífica de prefeito de Santos

18/07/2017
Esmeraldo Tarquínio recebe condição honorífica de prefeito de Santos | Jornal da Orla

Ex-prefeito eleito mas cassado antes de assumir o cargo, Esmeraldo Tarquínio teve sua memória e importância política para a Cidade reconhecidas na segunda-feira (17). Foi sancionada a lei que confere a ele a condição honorífica de prefeito municipal, em cerimônia realizada no salão nobre que leva o seu nome, no Paço Municipal.

O projeto estabelecendo a homenagem foi apresentado à Câmara pelo Executivo Municipal. O ato solene de sanção da lei contou com a presença de familiares, autoridades e representantes de diversos segmentos.
O filho do homenageado, Esmeraldo Tarquínio Neto, não escondeu a emoção. “Meu pai já foi reconhecido diversas vezes. Mas esta tem um caráter diferente porque transforma em um ato formal algo foi que foi usurpado pelo regime militar”. 

“Ele foi um exemplo de vida pública que pode e deve ser seguido. Santos está acolhendo seu filho e mostrando que aqui cultivamos os exemplos de pessoas de bem”, concluiu Esmeraldo Tarquínio Neto. 

Após sancionar a lei, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa lembrou da importância de valorizarmos a história para a construção de um futuro melhor. Ele acrescentou que é dever de qualquer homem público atender os anseios da população. “É o que estamos fazendo neste ato. Estamos deixando consignada a importância de Esmeraldo Tarquínio para a Cidade”.

Para encerrar a cerimônia, a filha do homenageado, Deborah Tarquínio cantou a música Começar de Novo, de Ivan Lins e Vitor Martins. 

HISTÓRIA
Esmeraldo Soares Tarquínio de Campos Filho nasceu em São Vicente, no dia 12 de abril de 1927. Foi vereador e deputado estadual, além de advogado, despachante aduaneiro e jornalista. Eleito prefeito de Santos em 1968 com cerca de 45 mil votos, foi cassado pela ditadura militar antes de tomar posse. Ele morreu em 10 de novembro de 1982, aos 55 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.