Roteiros Nacionais

Igrejas e Museus de Santos: relíquias da cidade

28/01/2017
Igrejas e Museus de Santos: relíquias da cidade | Jornal da Orla
Basílica Santo Antônio do Embaré – A bela igreja de estilo neolítico reina imponente em frente ao mar da praia do Embaré. Inaugurada em 1945, foi elevada à categoria de basílica em 1952 e é uma das preferidas para casamentos em Santos. Avenida Bartolomeu de Gusmão, 32, Embaré, 32.
 
Igreja do Rosário – Uma das mais belas e antigas de Santos, foi a primeira igreja a permitir a entrada de escravos. Em estilo barroco, foi edificada em 1822 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Praça Rui Barbosa s/nº, Centro.
 
Santuário do Valongo –  O conjunto arquitetônico em estilo barraco é formado pela igreja e pelo convento. Anexa à Igreja, com entrada pela nave da Igreja de Santo Antonio, está a Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, datada de 1689. Largo Marquês de Monte Alegre, 13, Valongo.
 
Catedral (foto)– A entrada da catedral está guardada por estátuas de São Pedro e São Paulo, enquanto que a alta torre é decorada com estátuas de profetas e os quatro evangelistas. O projeto é de Maximiliano Hehl, que projetou também a Catedral da Sé, em São Paulo. Praça José Bonifácio, s/n, Centro.
 
Conjunto do Carmo -Construído a partir de 1760, é considerado o mais belo conjunto arquitetônico colonial de Santos, composto por duas igrejas entrepostas por uma torre de sinos revestida de azulejos portugueses. A igreja de Nossa Senhora do Carmo possui altar-mor em estilo rococó folheado a ouro e altares laterais esculpidos em jacarandá. Praça Barão do Rio Branco, 16, Centro .
 
Museu de Arte Sacra – Construído em 1650 pela Ordem de São Bento, o prédio constitui importante exemplar do barroco adotado pelos beneditinos. Abriga o Museu de Arte Sacra, com valioso acervo de centenas de peças religiosas, entre elas a imagem de Santa Catarina de Alexandria, datada de 1540. Rua Santa Joana D’Arc, 795, subida do Morro de São Bento, Centro.
 
Palácio da Bolsa e Museu do Café – Inaugurado em 1922 como parte das comemorações do centenário da Independência, o Palácio da Bolsa Oficial do Café de Santos é um dos mais significativos monumentos arquitetônicos do Estado de São Paulo. Sintetiza o percurso épico do café na construção do País. Dentro dele funciona o Museu do Café. Rua XV de Novembro, Centro.
 
Museu Marítimo – Expõe um dos principais acervos de história marítima e arqueologia submarina do país.  Dentre diversas atrações, destacam-se as relíquias resgatadas de um navio pirata francês naufragado em Paranaguá, no Paraná, em 1718, e objetos recuperados do Príncipe de Astúrias (o maior naufrágio da costa brasileira), entre muitas outras curiosidades. Avenida Governador Fernando Costa, 343, Ponta da Praia.
 
Museu de Pesca – A edificação, cujo terreno fora anteriormente área do Forte Augusto, foi erguida em 1908 e só começou a tomar forma e denominação de museu em 1942, quando foi incorporado à coleção um esqueleto de uma baleia medindo 23 metros de comprimento. Exibe exemplares da fauna marinha. Avenida Bartolomeu de Gusmão, Ponta da Praia.
 
Museu Pelé – Inaugurado em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil, guarda todos os troféus e medalhas do craque, camisas e chuteiras de campeonatos famosos em que fez história, conta toda sua trajetória e apresenta vídeos dos jogos mais marcantes de sua carreira. Largo Marquês de Monte Alegre, s/n, Valongo.