As festas de boas-vindas a um novo ciclo que se inicia podem até ter algumas novidades, de um ano para o outro, mas sempre mantêm sua essência de beleza e alegria. Seja para quem gosta de tranquilidade ou badalação, frio ou calor, há incontáveis destinos para iniciar o Ano Novo com o pé direito, 2017 ou os próximos, em clima de muita energia e disposição. Algumas cidades do mundo são célebres pelas festas de Réveillon que realizam. O melhor é que para participar não precisa ingresso ou reserva, basta comparecer. São comemorações ao ar livre que reúnem milhares de pessoas, queima de fogos e shows com artistas famosos.
Nova York (EUA)
Em pleno inverno, o ponto alto do Réveillon de Nova York acontece na Times Square, quando milhares de pessoas se reunem no local esperando a bola neon (que simboliza a passagem do ano) descer da cobertura do edifício One Times Square. A cerimônia, que também conta com shows artísticos, acontece desde 1908 e dura exatos 60 segundos. Não há fogos de artifício e é proibido bebe álcool nas ruas. Nova York tem muitas outras opções de lugares para celebrar o Ano Novo, como no Central Park, com shows e pistas de patinação, ou num passeio de barco. No Prospect Park, no Brooklyn, acontece a maior festa de fogos de Nova York, com duração de 20 minutos.
Londres (Inglaterra)
A imponente London Eye, aquela imensa roda gigante à beira do rio Tâmisa, é envolvida durante 20 minutos pela queima de fogos de artificio e um grandioso show de luzes e cores, que iluminam o céu da capital inglesa. Desde 2011, quando a exibição de fogos no local para celebrar o ano das Olimpíadas chamou a atenção do mundo, a popularidade da festa da virada na cidade vem crescendo. Para quem quer gastar um pouco e começar o ano de maneira elegante, várias companhias como a City Cruises, Bateaux London e Thames Cruises oferecem cruzeiro fluvial para ver os fogos em pacotes que incluem jantar e festa.
Paris (França)
Sonho de consumo de muitos viajantes, o Réveillon em Paris reúne turistas de todas as partes do mundo, que se encontram para brindar a passagem do ano na Champs-Élysées. Outra opção é a região de Montmartre, onde bares recriam o clima da época de Hemingway e Picasso. Paris inteira fica enfeitada e iluminada nesta época do ano e a decoração oferece um espetáculo à parte. Uma experiência inesquecível é um romântico passeio de barco pelo Sena, com jantar a bordo, percorrendo bairros e conhecendo famosos monumentos da capital francesa.
Rio de Janeiro (Brasil)
A mundialmente famosa queima de fogos na praia de Copacabana este ano terá seu tempo de duração reduzido de 16 para 12 minutos e menos atrações artísticas, o que, certamente, não impedirá que a praia fique lotada de moradores e turistas de várias partes do mundo para assistir o espetáculo. A grande atração musical será o trio Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, com o show “O Grande Encontro: 20 anos”. Também terá Léo Jaime e o cantor Alex Cohen, fechando com as escolas de samba Unidos da Tijuca e Mangueira. Em 2016, a festa atraiu 2 milhões de pessoas. Este ano, são aguardados 800 mil turistas. Marcada pela descontração e animação desmedidas, a cidade contará com festas de Ano Novo em vários outros lugares, como o Pão de Açúcar e a Lagoa Rodrigo de Freitas.
Cancun (México)
Diversão, cultura, badalação e o maravilhoso mar do Caribe aguardam o visitante no Réveillon em Cancun. Com uma natureza exuberante, parques repletos de atrações, divertimento noturno variado e bem estruturada rede hoteleira, Cancun tem, cada vez mais, atraído os brasileiros em suas viagens de final de ano. De dia, as paradisíacas praias de Tortuga, Delfines e Chac-Mool; à noite, casas noturnas como o Coco Bongo são as grandes atrações para os visitantes passarem a virada.