A companhia
A Royal Caribbean foi fundada no final dos anos 60, por três armadores noruegueses. Seu primeiro navio, Song of Norway, entrou em operação em 1970. A companhia pretendia oferecer uma opção diferenciada no Caribe, de cruzeiro de alto nível em navios modernos, construídos especialmente para viagens turística na região. Naquela época, a maior parte dos navios que faziam cruzeiros eram antigos navios de linha convertidos para a nova função turística. Passou por uma grande onda de crescimento durante as décadas de 1990 e 2000, e hoje é a segunda maior companhia do mundo, parte do segundo maior conglomerado de cruzeiros a nível global. Em sua frota se encontram os maiores e mais inovadores navios do mundo, como os da classe Oasis, que transportam mais de 6,000 passageiros e possuem a bordo atrações inéditas como um parque com plantas reais.
O navio
Gêmeo do Vision of the Seas, o Rhapsody of the Seas fez uma temporada no Brasil entre o final de 2015 e o começo de 2016. Inaugurado em 1997, é parte da classe Vision, e traz características dos grandes navios de cruzeiros modernos, sem possuir o tamanho colossal – e consequente capacidade de passageiros grande – dos navios mais novos. Transportando cerca de 2,500 passageiros em capacidade máxima, desloca 70.000 toneladas, e tem atrações como um grande átrio de sete andares, uma parede de escala, e duas piscinas – sendo uma coberta em um ambiente de decoração temática do Egito Antigo.
Apesar de possuir um projeto inovador e a frente de seu tempo para 1997, o navio ainda foi modernizado em 2012, e ganhou características, como um número maior de restaurantes e decoração mais moderna.
É um dos navios mais viajados da frota da Royal Caribbean, tendo realizado cruzeiros no Caribe, Alaska, Costa Oeste dos EUA, Ásia, Europa e Austrália. Neste último destino, goza de grande popularidade, tendo realizado diversas temporadas a partir do porto de Sydney, e se tornando um dos navios mais prestigiados na região.
Os roteiros
Após estrear no Brasil no final do ano passado, seguiu para a Europa, onde realizou roteiros até novembro. No momento, encontra-se a caminho do Caribe, onde realizará roteiros a partir do porto de Tampa, cidade na Flórida, nos EUA.
Em abril retorna para a Europa, onde realizará roteiros a partir do porto de Veneza. Com roteiros de sete noites, parte do porto Italiano todo o sábado até 21 de outubro de 2017. Em seu itinerário estão diversas paradas na Grécia, Turquia, Croácia e Montenegro, como Santorini, Mykonos e Dubrovnik.
Culinária e Entretenimento
Unindo o melhor dos navios grandes com o melhor dos navios menores, o Rhapsody of the Seas não é um navio grande nem pequeno demais. Por conta disso, traz as atrações tradicionais dos navios de cruzeiro, como casino, teatro e lojas, e também outras de navios modernos, como um átrio de sete andares onde são executados shows aéreos de acrobatas – que são um dos diferenciais do navio. Pendurados por cabos de aço, os acrobatas e artistas transformam realizam números no ar, transformando o átrio em um grande palco vertical. Os passageiros, por sua vez, transformam os sete decks avarandados do espaço em uma grande arquibancada.
Outra das atrações são os bares e lounges; o navio possui ao todo seis, espalhados por todo o navio e que contam com atrações como música ao vivo. Destaque para o Shall We Dange Lounge, na popa, que é um show-lounge com janelas panorâmicas para o rastro do navio em dias de navegação, e para o Schooner Bar, um piano bar temático, presente em toda a frota da Royal Caribbean, e que evoca ambiente náutico com veleiros em miniatura e piso de madeira teca. Além dos bares, o navio possui um teatro onde diferentes shows são encenados todas as noites.
Para o dia, o navio possui duas piscinas e seis jacuzzis, e um spa (com academia e salão de beleza). Um dos diferenciais do Rhapsody é a área conhecida como solarium. Coberta por um telhado de vidro, essa área possui uma decoração especial inspirada no Egito Antigo, além de espreguiçadeiras, mesas, duas jacuzzis e uma piscina, tornando possível seu usufruto em qualquer situação climática.