Destinos no Exterior

Guatemala, terra de belezas naturais

12/11/2016
Guatemala, terra de belezas naturais | Jornal da Orla
País da América Central pouco conhecido pelos brasileiros, a Guatemala surpreende e encanta quem o visita pela biodiversidade, belezas naturais e a mistura étnica de predominância maia, com as influências culturais desse antigo povo. É uma terra de terrenos montanhosos, vulcões, ruínas históricas, praias paradisíacas, cavernas, lagos, bosques, muitas cores e sabores!
 
A capital
A Cidade de Guatemala é a capital econômica, política e cultural. É uma grande área metropolitana construída com planejamento linear, com um rico e bem preservado centro histórico. Este engloba a Plaza da Constituição, onde os visitantes podem ver o Palácio da Cultura, a Catedral Metropolitana, o Museu da Arquidiocese Católica e, a pouca distância dali, a Igreja de La Merced.
 
Ao sul estão La Zoo Aurora, os museus de Arqueologia e Etnologia, de Arte Moderna, de Ciência Natural, o Museu da Criança, a Ixchel Têxtil Museum e o Popol Vuh Museum. Nas proximidades da capital, encontra-se o Kaminaljuyú, um dos locais habitados pelos maias, arruinado por invasores mexicanos no século V. Hoje é um importante sítio arqueológico e várias escavações já revelaram indícios de pirâmides e tumbas. 
 
SemucChampey
É uma reserva natural com lagos de águas cristalinas e cachoeiras emolduradas pelo verde escuro da floresta de Lanquín. 
 
Vulcões
Guatemala possui mais de 30 vulcões, ativos ou inativos. Alguns são parada obrigatória para quem curte aventura: Pacaya, Fuego, Ipala e Acatenango.
 
La Antigua, a antiga capital
Fundada há mais de 500 anos, La Antigua fica a 45 km da capital e conta sua história por meio de suas ruas de pedra, igrejas e museus coloniais. Capital colonial da América Central Espanhola, é considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO. Das belezas naturais, merece destaque o belo lago, localizado em terras altas e com 126 km de extensão. 
 
Mercado de Chichicastenango
No topo de uma montanha encontra-se a charmosa cidade de Chichicastenango. Também conhecida como “Chichi”, a cidade é majoritariamente habitada por descendentes indígenas e é famosa pelo mercado de produtos locais realizada todas as quintas e domingos. O mercado existe desde antes da chegada de Colombo às Américas. 
 
Lago Atitlan
Cercado por 3 vulcões e pequenas vilas maias, o Lago Atitlan se formou após uma erupção vulcânica e é uma daquelas paisagens de cartão-postal. O centro urbano é o povoado de Panajachel, onde há mais opção de hotéis, restaurantes e artesanato de qualidade. De lá partem barcos para os povoados típicos.
 
Golfe é a paixão nacional
O golfe é um esporte de paixão nacional e os seus belos campos são procurados pelos admiradores de todo o mundo. Na Cidade da Guatemala os campos são cercados por vulcões ou possuem uma vista especial da cidade.
 
Praias do Caribe e Pacífico
As praias do Caribe dispensam apresentações. Indo a Guatemala vale conferir a Playa Blanca e a Playa Dorada. Já na costa oeste de Guatemala praias com areias pretas são o atrativo. As praias de Monterrico e Las Lisas são opções de fácil acesso próximo a capital.
 
Turismo de aventura
Por sua topografia e recursos naturais, uma grande variedade de esportes pode ser praticada em Guatemala, como surfe, remo, ciclismo, caminhadas, cavalgadas, arvorismo e outros.
 
Parque Nacional de Tikal
Guatemala guarda um vasto patrimônio cultural e histórico em cidades milenares dessa antiga civilização, como Yaxhá, Aguateca, Quriguá, Mirador e outras. No coração do mundo maia, o Parque Nacional de Tikal, a 500 km da capital, abriga uma das mais impressionantes pirâmides do continente. Algumas ultrapassam as árvores em altura. O parque é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, tanto pela sua importância histórica quanto natural.