Coluna Dois

Os chr34seschr34 do torcedor do Santos

05/11/2016
Os chr34seschr34 do torcedor do Santos | Jornal da Orla
A vitória do Santos sobre o Palmeiras no sábado passado na Vila Belmiro injetou uma dose extra de emoção na reta final do Campeonato. Faltando cinco rodadas para o final, quatro clubes sonham com a taça.
 
O favoritismo disparado continua com o Verdão. Treinador competente e elenco mediano, mas com alternativas, levaram o líder a essa condição. Mesmo assim o torcedor palmeirense está apreensivo. O time vem jogando mal. Antes da derrota para o Peixe, ganhou dois jogos com arbitragem muito questionada pelos adversários: Figueirense e Sport.
 
O Flamengo, vice-líder, também não vem convencendo.
 
O Atlético Mineiro, classificado para a final da Copa do Brasil, vai ter de dividir foco e energia.
 
E, o Santos, faz contas.
 
De um lado, o torcedor lamenta os pontos perdidos para os últimos colocados. As derrotas para o Figueirense em casa e para o América em Minas e o empate com o time reserva do Grêmio na Vila são muito lamentados. Na verdade, o Santos não mostrou regularidade em momento nenhum e esses tropeços acabam sendo naturais. O campeonato é nivelado. Mas o torcedor-corneteiro xinga Dorival e Lucas Lima e acha que faltou competência para um, empenho para outro e que sobrou má vontade para todos.
 
Lucas Lima, o arco, ficou sem as flechas Gabigol e Geuvânio, ou Marquinhos Gabriel. Ricardo Oliveira, lesionado, não brilhou como no ano passado e a equipe sofre muito para furar retrancas ou virar resultados.
 
Mesmo assim o torcedor faz simulações positivas. Se ganhar da Ponte neste sábado e do Vitória depois e o Palmeiras empatar com o Inter desesperado e perder do Galo em Minas… 
 
Aí a coisa pega. A diferença ficaria reduzida a um pontinho faltando três rodadas.
 
Os “ses” do torcedor alvinegro provocam ironia dos adversários. “Se”  não tivesse perdido do Figueirense, “se” ganhar da Ponte… Nesta semana ouvi de um corintiano:
“Se” o meu pai fosse mulher, eu teria duas mães…
Tem razão…  
 
Que fase
O São Paulo encara o Corinthians neste sábado e só de pensar em clássico o torcedor tricolor já deve ter dor de cabeça. Isso porque o retrospecto recente contra os rivais é muito ruim. Em 2015 e 2016, o São Paulo disputou 22 jogos desse quilate e venceu apenas três, empatou cinco e saiu derrotado 14 vezes. O aproveitamento é pífio: 21%.
 
Pedra no sapato
Se o Santos quiser continuar sonhando com o título, vai precisar quebrar um tabu. No Brasileirão, a última vitória contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, aconteceu em 2004, curiosamente no ano do último título do Peixe. Naquele dia, Preto Casagrande, Elano, Robinho e Basílio marcaram na goleada por 4 a 0.  De lá pra cá foram cinco jogos e cinco vitórias da Ponte em Campinas. Já no Paulistão deste ano, o Santos venceu a Macaca lá por 2 a 0.
 
Um ou outro
A grande final da Copa do Brasil será entre Grêmio e Atlético Mineiro, com os gaúchos decidindo em casa a final, depois do sorteio realizado. O confronto traz duas curiosidades. O Grêmio está numa longa fila de títulos importantes desde 2001, quando venceu justamente a Copa do Brasil. Já o Galo, por sua vez, nunca conquistou um bicampeonato entre as taças mais valiosas. O que vai acontecer primeiro?
 
São eles
A FIFA anunciou os 23 nomes que vão disputar o prêmio de melhor jogador do mundo em 2016. Neymar (foto), único brasileiro, Griezmann e Suárez estão juntos com “os de sempre” Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. Destaque também para o trio Vardy, Mahrez e Kanté, campeões com o Leicester. A lista também evidencia a preferência por jogadores do meio para a frente, pois não apresenta nenhum zagueiro ou lateral. O único defensor é o goleiro Manuel Neuer.