Destinos no Exterior

Hora de zarpar

05/11/2016
Hora de zarpar | Jornal da Orla
Dia 21 de novembro começa a nova temporada de cruzeiros marítimos no Brasil, uma oportunidade de conhecer as belezas do país e de países vizinhos com hospedagem, alimentação, passeios e muita diversão, tudo reunido em um único lugar. O custo/benefício de cruzeiro marítimo é realmente compensador: os navios oferecem o conforto de um resort e permitem, ainda, paradas em alguns dos destinos históricos e de sol e mar mais procurados pelos turistas.
 
Este ano, a temporada encolheu, com a vinda de apenas sete transatlânticos: Costa Fascinosa, Costa Pacifica; MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa; Pullmantur Sovereign; e Norwegian Sun. O recorde ocorreu na temporada 2010/2011: 20 navios. Além da crise econômica, problemas estruturais e o alto custo de operação no Brasil teriam motivado as empresas a direcionar as embarcações para outros portos com mais competitividade.
 
108 roteiros de viagem – A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar Brasil) é de que 381.694 cruzeiristas aproveitem os 108 roteiros de viagens programados para a temporada. Os gigantescos “hotéis marítimos” estarão navegando pela costa brasileira até 18 de abril de 2017.