Localizados em destinos como Paris, Londres, Los Angeles e até São Paulo, cemitérios pelo mundo se transformaram em atrações turísticas por abrigar os túmulos de personalidades que, em vida ou após a morte, conquistaram a idolatria de muita gente. Muitos fãs ou apenas curiosos não medem esforços para prestar homenagem junto às lápides de figuras como Michael Jackson, Ayrton Senna, Paul Walker e Princesa Diana.
Michael Jackson – Morto em 2009, o astro pop foi enterrado em um suntuoso mausoléu no cemitério de Forest Lawn Memorial Park, na cidade de Glendale, na região metropolitana de Los Angeles, nos Estados Unidos. A atriz Elizabeth Taylor (1932-2011) também está enterrada lá.
Ayrton Senna – Cercado por uma área verde, o túmulo de Senna, falecido em 1994, é muito visitado por fãs de Fórmula 1 no Cemitério do Morumbi, na capital paulista. Lá também estão os restos mortais de Elis Regina e Wilson Simonal.
Paul Walker – Astro da franquia de filmes “Velozes e Furiosos”, morto em um acidente de carro em 2013, as cinzas estão enterradas no cemitério Forest Lawn Memorial Park Hollywood Hills, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Johnny Ramone – No túmulo do guitarrista do Ramones, falecido em 2004, a tumba é coroada por uma estátua do músico tocando guitarra, na pose típica que ele adotava durante os shows. O local é o Hollywood Forever Cemetery, em Los Angeles. Lá também estão os restos mortais do ator do cinema mudo Rodolfo Valentino (1895-1926).
Lady Di – Quase duas décadas depois de sua morte, em 1997, a princesa Diana continua despertando a curiosidade popular. Seu túmulo, dentro da suntuosa propriedade de Althorp, que pertence à sua família e está a 120 km de Londres, pode ser visitado por turistas em diversas épocas do ano.
John Lennon – O ex-beatle teve seus restos mortais cremados e suas cinzas espalhadas sobre uma área do Central Park, em Nova York, perto do prédio onde o músico morou e foi assassinado em 1980. No chão é possível admirar um mosaico que traz a palavra “Imagine”, referência à célebre música composta por Lennon.
Marilyn Monroe – A loira fatal é apenas uma das estrelas enterradas no Westwood Memorial Park, em Los Angeles, onde também estão os túmulos do escritor Truman Capote e do compositor Frank Zappa.
Cazuza, Carmem Miranda, Tom Jobim, Chacrinha, Ary Barroso, Carlos Drummond de Andrade – O que eles têm em comum? Todos estão sepultados no Cemitério de São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
John e Jackeline – Os túmulos de John F. Kennedy e Jackeline Kennedy Onassis são atrações turísticas no Cemitério Nacional de Arlington, Virgínia, atestando o carisma de duas das personalidades mais famosas dos Estados Unidos no século 20.
Piaf, Chopin, Kardec, Proust e Oscar Wilde- Os restos mortais deles e de outros famosos estão no Cemitério de Père-Lachaise, transformado em atração turística na capital francesa, Paris. No túmulo do músico norte-americano Jim Morrison, líder da banda The Doors, visitantes costumam deixar cigarros, inscrições e até bebidas alcoólicas, apesar de proibido.
Elvis não morreu! – Ano após ano, turistas do mundo inteiro continuam a fazer a tradicional peregrinação a Graceland, a mansão onde o Rei do Rock morou até sua morte e onde está seu túmulo, em Memphis, no Tennessee.
William Shakespeare (1564-1616) – É atração turística na cidade inglesa de Stratford-upon-Avon, terra natal do autor de “Hamlet”. O local fica dentro da Igreja da Santíssima Trindade, o principal edifício religioso da região.