Roteiros Nacionais

Os caminhos da Fé

08/10/2016
Os caminhos da Fé | Jornal da Orla
A fé está enraizada na cultura do Brasil, que dispõe de várias opções de destinos religiosos, setor que movimenta em torno de R$ 15 bilhões por ano, segundo dados do Ministério do Turismo.
 
Um levantamento realizado pelo ministério mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, entre eles pontos de peregrinação e celebrações que atraem milhares de visitantes. Os aspectos religiosos regionais ganham um viés turístico, impulsionando a economia local.
 
Círio de Nazaré
Na capital paraense, a expectativa é de receber cerca de dois milhões de romeiros para o Círio de Nazaré. A procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré é realizada há mais de dois séculos. A romaria principal acontece sempre no segundo domingo de outubro e parte da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração por 15 dias, período chamado de “quadra nazarena”. Em 2004 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou a celebração como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, mérito conquistado por sua grandiosidade e simbolismo religioso.
Aparecida do Norte
 
A festa em homenagem à Padroeira do Brasil já mobiliza milhares de pessoas na pequena cidade de Aparecida. São 10 dias de programação e a expectativa dos organizadores é de que 160 mil turistas passem pelo santuário apenas no feriado de quarta-feira, dia 12, data consagrada à Santa. Para este final de semana (8 e 9) são aguardados mais de 235 mil devotos.
 
A cidade abriga um dos maiores templos católicos do mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que recebe cerca de 12 milhões de visitantes por ano, de acordo com estimativa da administração do templo. A Basílica tem capacidade para celebrar missas para até 35 mil pessoas na área interna e para até 300 mil na área externa.
 
O complexo turístico do local ainda abrange outros pontos como a Igreja São Benedito, a Basílica Velha, a Passarela da Fé, o Porto Itaguaçu (local onde ocorreu a pesca milagrosa da imagem da Santa) e o Morro do Cruzeiro, que traz esculturas que representam a Via Sacra.
 
Dentro da programação deste ano, na terça-feira (11) haverá Procissão Memória, com destino ao Porto Itaguaçu. Na quarta (12), procissão solene às 18h, levando a imagem da Padroeira do Brasil, e em seguida shows musicais.
 
Jubileu 300 anos de bênçãos – Em 2017 serão celebrado os 300 anos da data em que foi encontrada, por pescadores, a imagem peregrina da Padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba, em outubro de 1717. A imagem da santa, de 29 centímetros, encontra-se no Santuário de Aparecida, que já recebeu a visita de três papas. O dia 12 de outubro marcará a abertura do Ano Jubilar e início da programação, que vem sendo preparada desde 2014. A iniciativa estima reunir devotos do mundo inteiro, inclusive o Papa Francisco.
 
Outros destinos
Entre outros destinos que mais recebem fiéis e romeiros estão as cidades de Santa Cruz (RN), que abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia; Trindade (GO), conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno; e Juazeiro do Norte (CE), que recebe cerca de 2 milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além das tradicionais visitas às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto e Salvador.Há ainda os templos budistas como o Zulai, em Cotia (SP), e Odsal Ling, em Três Coroas (RS), que recebem, juntos, quase 150 mil visitantes por ano. Já em Foz do Iguaçu (PR), a Mesquita Al-Khatab é o terceiro ponto turístico mais procurado da cidade, atrás apenas das Cataratas e da Usina de Itaipu.