São muitas as possibilidades que o vizinho estado do Paraná oferece aos visitantes. Em um território de aproximadamente 200 mil km², o estado possui atrações diversificadas, belezas naturais com grandes reservas da Mata Atlântica preservadas, rios, cachoeiras, ilhas paradisíacas como a Superagui e a Ilha do Mel, um rico acervo histórico e cultural e diferentes alternativas de lazer e gastronomia.
Os povos que lá chegaram fizeram a terra produzir riquezas e, junto com o café, o trigo, a soja e a pecuária, fundaram cidades como Curitiba, a capital, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel, deixando ainda a cultura mais rica, através da arte, artesanato, culinária e folclore.
São 10 regiões turísticas: Litoral, Rotas do Pinhão, Campos Gerais, Terra dos Pinheirais, Estradas e Caminhos, Corredores das Águas, Riquezas do Oeste do Paraná, Vales do Iguaçu e Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu.
Ilha do Mel
A ilha encanta o visitante com sua natureza preservada, construções históricas como a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, do século XVIII, o Farol das Conchas, a bela e misteriosa Gruta das Encantadas e praias paradisíacas.
Curitiba, verde e cosmopolita
Com seu bem projetado urbanismo, avançado sistema integrado de transportes e preservação ambiental, a cidade tem o charme de uma capital com ares europeus, que transparece no bairro gastronômico de Santa Felicidade, nos memoriais étnicos, no teatro Ópera de Arame (com estrutura construída em uma pedreira desativada) e no Museu Oscar Niemeyer, referência da moderna arquitetura. Seus vários parques lhe conferem o extraordinário índice de 64,5m2 de área verde por habitante e o calendário de eventos é bastante diversificado, com festivais de dança, música e teatro.
Litoral
Berço da colonização do estado, no litoral estão cidades históricas como Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá. No litoral também está a porção de Mata Atlântica mais preservada do Brasil. Em suas baías é possível avistar os golfinhos e a pacata vida dos pescadores da região. Os balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná são propícios para atividades de lazer, sol e praia.
Em Paranaguá, seu passado é evidenciado no conjunto de edificações do centro histórico, nos antigos casarões da Rua da Praia, no Museu de Arqueologia e Artes Populares, nas igrejas e no Mercado Municipal do Artesanato.
Foz, destino do mundo
Uma das sete maravilhas da natureza, Foz de Iguaçu recebe turistas do mundo inteiro. O parque, tombado como Patrimônio Natural da Humanidade, preserva exuberante flora e fauna e abriga as cataratas com 275 quedas, que despencam de uma altura de aproximadamente 80 metros. A região da tríplice fronteira oferece ainda outros atrativos, com destaque para o Parque das Aves, o Rio Paraná, a Hidrelétrica de Itaipu, com seu imenso lago de água doce com 1.350 km² de superfície.
Passeio de Litorina
Quem já fez, garante que é inesquecível. O passeio de trem ou de litorina pela centenária estrada de ferro Paranaguá-Curitiba, construída em 1880, percorre uma extensão de 110 km em um espetacular cenário da Mata Atlântica.
Terra dos Pinheirais
Localizada no centro-sul do Paraná, a região surpreende com densas florestas de araucária, rios caudalosos, paisagem e geografia acidentada que formam cachoeiras gigantes. Em grande parte dos municípios pode-se conhecer as culturas ucraniana, polonesa, italiana e alemã.
Campos Gerais
Vila Velha, a extinta cidade de pedra e o Cânion do Guartelá são monumentos geológicos que proporcionam encantos, lendas e mistérios aos Campos Gerais. Na divisa de Castro e Tibagi, no Parque Estadual do Guartelá, o sinuoso Rio Iapó corta o desfiladeiro com grandes corredeiras, transformando-se no imenso Cânion do Iapó, um dos mais extenso do mundo. No século XVIII, essas terras eram passagem de rebanhos de gado e tropeiros que percorriam o Caminho do Viamão, desde o Rio Grande do Sul até as feiras de São Paulo.
Rotas do Pinhão
No Norte do Paraná, muitos outros encantos podem ser descobertos na “Rotas do Pinhão”, misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais. A Lapa possui um centro histórico de 14 quarteirões tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Em Balsa Nova tem a bucólica Vila de São Luis do Purunã; Campo Largo se destaca pela produção de louça e porcelana e Rio Negro por seu artesanato em palha de milho. Em Colombo e São José dos Pinhais é possível fazer roteiros do vinho.