Errar é humano. Repetir o erro, não. O Santos está neste momento numa posição bem confortável em relação à temporada 2016 e para preparar a de 2017.
No Campeonato Brasileiro, o Peixe está no G-4 que classifica para a Libertadores com uma folga de 4 pontos em relação ao quinto colocado, o Corinthians.
Tem confrontos diretos com 2 dos três primeiros colocados, Palmeiras e Flamengo, sendo que o jogo contra o primeiro é na Vila.
Na Copa do Brasil, o alvinegro está nas quartas de final. Passou sufoco desnecessário contra o Vasco da Série B nesta semana. Mas classificou e enfrenta agora um Inter muito mais preocupado e pressionado em se livrar do rebaixamento no Brasileirão. Tem tudo para chegar à semi e, aí, tem a receita mais que perfeita para confrontos mata-mata que é o contra-ataque que mistura em doses certas a habilidade e a velocidade.
O Peixe está aí por méritos próprios. É verdade que o futebol brasileiro está mergulhado numa draga absoluta. O nível está muito baixo. Mas é o que temos. E, nesse cenário, o Santos é o único clube da Série A que não trocou de treinador neste ano. Dorival Junior armou bem esse time. Manteve a base do ano passado. E tem o melhor jogador em atividade no Brasil, Lucas Lima. O meia vem tendo a temporada prejudicada por lesões e convocações. Mas tudo indica que vai chegar ao nível ideal na reta final dos dois torneios. Se isso acontecer, o Santos tem chance até de uma inédita tríplice coroa Paulista – Brasileiro – Copa do Brasil. É possível sonhar.
É bom lembrar que no ano passado, o Santos também esteve muito próximo do título da Copa do Brasil e da vaga para a Libertadores no G-4.
Perdeu as duas por decisões equivocadas. Incompetência da direção. Adiou o confronto final da Copa contra o Palmeiras num momento em que o time estava voando e o adversário baqueado. E escalou time reserva no Brasileiro em hora errada e decisiva.
Errar é humano. Repetir o erro, não…
Inédito
Pela primeira vez na história, a Copa do Brasil tem oito campeões na fase de quartas de final. Isso só foi possível com a classificação do Juventude, que levantou a taça em 1999. Com a surpresa e times grandes vivendo diferentes momentos, os duelos ficaram Inter x Santos, Cruzeiro x Corinthians, Palmeiras x Grêmio e Juventude x Atlético Mineiro. Algum palpite?
Na tela
O Campeonato Inglês é mais uma vez destaque no final de semana. Dois grandes jogos marcam a 6ª rodada neste sábado. Às 8h30, o Manchester United recebe o atual campeão Leicester para acabar com a sequência de duas derrotas. O grande jogo da rodada é o clássico londrino entre Arsenal e Chelsea, às 13h30. Ambos os jogos vão ser transmitidos pelos canais ESPN. Gabigol tem boas chances de estrear pela Inter, de Milão, diante do Bologna, no domingo, às 10h. A FOX Sports mostra o duelo.
Aproveite
O Tênis Clube de Santos é o palco do Campeonato Internacional de Tênis de Santos, um torneio challenger que conta com alguns jogadores top 100 do ranking da ATP, como Facundo Bagnis, Máximo Gonzales, Thiago Monteiro e Rogerinho Silva. O clube está de portas abertas e o torneio termina no domingo.
Mais um
O São Paulo adicionou mais um vexame à lista que vem colecionando nos últimos anos. A eliminação para o Juventude, hoje na Série C, foi só mais um capítulo do que o Tricolor vive desde 2009. No Paulistão, a queda veio com goleada para o ótimo Audax, por 4 a 1. O filme também foi parecido em 2014. Caiu para a Penapolense no estadual em pleno Morumbi, assim como na Copa do Brasil para o Bragantino, 16º colocado da Série B.
Armada perto da final
A equipe de rugby da Baixada venceu o Mackenzie, bicampeão paulista universitário, no primeiro confronto da semifinal da Série Desenvolvimento do Paulista no sábado passado, em Sào Paulo: 28 a 27. No dia 8 de outubro, às 10h, na Cidade da Criança, em Praia Grande, o jogo de volta. Merece todo o carinho da torcida. Esse jogo tem uma atração especial. A equipe feminina da Armada joga na abertura.