País mais populoso do planeta, potência econômica de dimensões continentais, na China tudo é superlativo. O país preserva tradições milenares de uma das mais antigas civilizações do planeta e é referência em tecnologia, arquitetura e arte. Além de metrópoles high-tech, a natureza e a diversidade cultural e territorial do país surpreende. O período de clima mais agradável para visitá-lo é nos meses de abril e maio. São muitos os caminhos para explorar este gigante por natureza que fica do outro lado do planeta. Confira alguns deles:
Pequim (Beijing)
A capital é um destino básico na primeira viagem ao país. Mesmo sendo uma das cidades mais poluídas da China, Beijing tem como maior símbolo a rosa, que é espalhada aos montes em canteiros e jardins pela cidade. A visita já começa valorizada, pois Beijing abriga 4 dos 48 Patrimônios da Humanidade tombados pela Unesco. Dentre as maravilhas encontradas na capital estão a Muralha da China, a Cidade Proibida, o Templo do Céu e a Cidade Olímpica. Além disso, o viajante poderá conhecer uma das ruas mais típicas do país, a Wangfujing, famosa por seus espetinhos de escorpião e pelo restaurante Quanjude, um dos responsáveis por servir o Pato de Pequim, prato de maior representatividade da culinária nacional chinesa, equivalente à feijoada para os brasileiros.
Hangzhou e Suzhou
Duas cidades próximas a Shanghai que receberam o apelido de “Veneza Oriental”, por serem cortadas por rios e canais navegáveis por gôndolas. No primeiro destino, as principais atrações são os templos, as plantações e a cerimônia tradicional do chá. Já Suzhou se destaca pelo Mercado das Pérolas e o Museu da Seda. Uma curiosidade: a cidade possui um shopping de 72 mil m² só de vestidos de noiva e acessórios para o grande dia.
Chengdu
A surpreendente cidade dos pandas está localizada na província de Sichuan, no sudoeste da China, Chengdu possui uma espécie de Jardim Zoológico gigante só com ursos pandas.
Shanghai
Xangai, como é conhecida no Brasil, é a maior cidade da China e conta com uma população de mais de 24 milhões de pessoas, de todos os tipos e lugares do mundo. A cidade, dividida em dois lados pelo rio Huanpu, carrega consigo o antigo e o novo, a tradição e a modernidade, o burburinho e a calmaria. Entre os turistas, é famosa por seus marcos históricos como o Templo de Jin’an, o Jardim Yu e o Tiazinfang, um local charmoso cheio de galerias de arte. Outras atrações são seus museus, entre eles o Museu de Shanghai e Museu de Arte da China.