Roteiros Nacionais

Um passeio pela Serra da Canastra

30/07/2016
Um passeio pela Serra da Canastra | Jornal da Orla
O formato de um “baú canastra” dá nome à formação montanhosa de Minas Gerais, repleta de atrativos naturais, históricos, culturais e gastronômicos. A área de 200 mil hectares transformada em Parque Nacional da Serra da Canastra protege, além da fauna e flora da região, a nascente do Rio São Francisco, um dos principais cursos d´água do país. O parque pode ser acessado por quatro portarias: São Roque de Minas, São João da Canastra, Sacramento e São José do Barreiro. 
 
A região é berço de muitos rios que formam as bacias do São Francisco e do Paraná, cheios de corredeiras e cachoeiras com diferentes destinos. Tudo forma um conjunto de rara beleza ainda preservado. Entre as atrações, a cachoeira Casca D’Anta, com 186m de altura, e o primeiro grande salto do “Velho Chico”, localizado a 14 km da nascente. 
O Lago de Furnas, imenso reservatório de 1.440 km² (quatro vezes maior que a Baía de Guanabara), também chamado de “Mar de Minas”, fica ao lado da Serra da Canastra e o turismo gerado movimenta boa parte da economia regional. A área do lago tem grandes paredões de pedra, cachoeiras, piscinas naturais e uma praia artificial com área de lazer no município de Capitólio. 
 
Aventura e gastronomia – A Serra da Canastra é um paraíso para os amantes de esportes de aventura, com trilhas, canoagem, boia-cross, rapel, cachoeiras, lagoas, rios, motocross, passeios de jeep, entre outras atividades ao ar livre. Outra paixão regional é o Queijo Canastra, considerado Patrimônio Imaterial de Minas Gerais e do Brasil. Os produtores artesanais de queijo de leite cru fabricam há mais de dois séculos a iguaria. A vida rural mantém, ainda, a tradição da arquitetura do século XIX, dos muros de pedra sem cimento e do carro de boi.