O Curta Santos – Festival de Cinema de Santos atinge sua 14ª edição em 2016 e abre inscrições para realizadores audiovisuais entre os dias 5 de julho e 5 de agosto, por meio de seu site oficial, onde também é possível ter acesso ao regulamento completo: www.curtasantos.com.br.
Serão escolhidos 10 filmes para a mostra competitiva nacional “Olhar Brasilis” e 10 filmes e 10 videoclipes para as mostras regionais “Olhar Caiçara” e “Videoclipe Caiçara”. Os curtas devem ter até 20 minutos de duração e os videoclipes, uma música.
A comissão de seleção das mostras “Olhar Brasilis” e “Videoclipe Caiçara” será composta por profissionais de reconhecida experiência em audiovisual e a direção do festival. Já a escolha dos filmes da mostra “Olhar Caiçara” consiste na primeira novidade desta edição: em iniciativa inédita na história do festival, a definição dos filmes que representarão a região caberá aos próprios realizadores.
O resultado será conhecido por meio de uma assembleia aberta, a ser realizada nos dias 13 e 14 de agosto no Museu da Imagem e do Som (MISS), com a presença obrigatória de um representante de cada filme inscrito. Após a exibição de todos os curtas, uma votação decidirá os selecionados.
“A ideia é criar um maior espaço de interlocução entre a produção do Curta Santos e os realizadores locais, abrindo o processo de curadoria para uma construção coletiva”, comenta o diretor de produção do festival, Junior Brassalotti.
As 30 obras escolhidas serão exibidas durante o festival, de 26 de setembro a 2 de outubro, em salas de cinema e espaços públicos da cidade do litoral paulista. Os vencedores serão contemplados com o Troféu Maurice Legeard.
A 14ª edição
Consolidado como um dos mais importantes eventos do gênero no país, o Curta Santos mapeia o atual panorama da produção audiovisual em curta-metragem, proporcionando um diálogo entre os realizadores e fortalecendo o pólo de produção e exibição local, fundamental para formação de público.
“Estamos diante de uma produção inquieta, sem amarras, livre nas suas formas de expressão e linguagem, estética e de gêneros, que abarca novos formatos e gera novas posturas, análises e conteúdos. O Curta Santos celebra, revigora e oxigena a produção independente, que exige um olhar mais acurado para que sua realidade seja entendida”, afirma o diretor-executivo do Festival, Ricardo Vasconcellos.
A programação prevê ainda mostras especiais, oficinas e debates, além das tradicionais noites de abertura e premiação.