Baixada Santista

Pólo Industrial de Cubatão tem simulado de acidente com produtos químicos

29/09/2017

A Cesari, empresa de logística com sede no Pólo Industrial de Cubatão,  recebeu nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29 de setembro, o 14º Encontro da Comissão de Manuseio e Transporte da ABICLOR (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados). O evento, que  reuniu empresários da indústria cloro e soda, autoridades e especialistas em segurança, teve como destaque o XI Exercício Simulado envolvendo Hipoclorito de sódio e Ácido clorídrico.

A programação do primeiro dia contou com a palestras da CETESB, Corpo de Bombeiros e ABTLP e debateu assuntos como Regulamento Terrestre do Transporte de Produtos Perigosos e Plano de Auxílio Mútuo Integrado da Baixada Santista. Giovanni Borlenghi, gestor da Ceslog, encerrou o primeiro dia de evento com o tema Gestão de Motoristas.

O segundo dia foi dedicado ao XI Exercício Simulado que foi realizado pela equipe da Cesari. O exercício simulou a colisão entre duas carretas carregadas com produtos químicos que com o vazamento e reação gerou gás cloro. O primeiro motorista ao sair do veículo sem EPI, inala o gás e desmaia. Percebendo a situação de risco, o segundo motorista, este o EPI, e sai do veículo, acionando em seguida o socorro químico. O socorro foi realizado pela equipe da Ceslog e da Suatrans, que trabalharam no auxílio a vítima e na contenção do vazamento, solucionando com êxito o acidente.

Simulados como este são essenciais para preparar as equipes para casos de emergência, garantindo a qualidade e a segurança nos processos das empresas.