A poucos dias do início da folia, vale saber que nesta época os olhos estão mais sujeitos a riscos de problemas. As aglomerações, por exemplo, favorecem o contágio da conjuntivite – inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre o olho. Além disso, as pessoas aproveitam mais os dias de sol no mar e na piscina, o que pode gerar irritações.
A dica do professor doutor em Oftalmologia, Marcello Colombo Barboza, diretor do Hospital Oftalmológico Visão Laser, em Santos, é não descuidar da higiene, lavando sempre as mãos e evitando compartilhar objetos pessoais, como toalhas e maquiagens. “Ao menor sinal de irritação, lave os olhos com água fria corrente, evite coçá-los e, caso os sintomas não desapareçam logo, procure um especialista onde quer que esteja. Nunca se automedique”, recomenda.
Usuários de lentes de contatos precisam ainda de mais atenção. As lentes não devem ser usadas no mar ou na piscina, pois elas podem se contaminar facilmente com bactérias ou fungos. “Se for viajar, não se esqueça do kit das lentes de contato e não descuide da higienização”, avisa Colombo Barboza.
Para todos, a recomendação geral é usar óculos de sol com fator 100% de proteção contra os raios UVA e UVB, até mesmo nos dias de mormaço e sem sol. “Viseira e boné também são excelentes para a proteção da área dos olhos”.