Notícias

Hospital santista alerta para cegueira evitável em Semana Mundial da Visão

09/10/2015
O Dia Mundial da Visão é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de outubro. O Hospital Oftalmológico Visão Laser promove a Semana Mundial da Visão para alertar a população sobre as causas de cegueira evitável ou tratável. Desde a última quinta-feira (8) até quarta-feira (14), os médicos do hospital vão conscientizar os pacientes sobre o que fazer para reduzir a cegueira no mundo.
 
Hoje, no Brasil, há mais de 1,2 milhão de cegos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. 
 
“Vamos aproveitar o público que atendemos no Visão Laser para disseminar a importância do acesso ao atendimento médico oftalmológico e a realização de exames regulares de visão. Os pacientes servirão de multiplicadores da informação para seus familiares e, assim por diante”, explica o diretor do hospital, Marcello Colombo Barboza, professor doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo.
 
Além disso, os pacientes receberão panfletos sobre o glaucoma, segunda principal causa de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde. Doença multifatorial complexa, provoca dano no nervo óptico e a perda progressiva e irreversível do campo visual.  Dos cerca de um milhão e meio de portadores de glaucoma estimados no Brasil, metade não sabe possuir a doença.
 
O Dia Mundial da Visão é uma realização da OMS e outras instituições globais para, ao menos um dia por ano, chamar a atenção de toda a sociedade para os perigos da cegueira evitável. Nesta data, em todo o planeta, médicos, pacientes, autoridades e comunidades realizam ações de conscientização e esclarecimento para que todos reflitam sobre como responder à seguinte pergunta: o que está ao nosso alcance fazer para que até 2019 tenhamos reduzido em 25% o total de cegos por causas que poderiam ser evitadas?