Metrópole

ZN de Santos recebe ações contra descarte irregular

18/09/2025 Da Redação
Divulgação/PMS

Limpeza, pintura e grafites educativos estimulam a participação da população na preservação dos espaços públicos.

Desde julho, a Prefeitura Regional da Zona Noroeste vem promovendo uma série de intervenções em pontos da região com histórico de descarte irregular de entulho e lixo. A iniciativa combina serviços de limpeza, pintura e grafite educativo, com mensagens que reforçam a importância da conservação do espaço público.

Cada ação é realizada em locais previamente mapeados e dura, em média, de dois a três dias. Muros e áreas próximas recebem ilustrações e mensagens que conscientizam a população sobre a destinação correta dos resíduos.

No entanto, um dos pontos já revitalizados voltou a ser alvo de descarte irregular de entulho poucos dias após a conclusão do serviço, o que reforça a necessidade de conscientização contínua e do engajamento da comunidade na preservação dos espaços públicos.

“Realizamos a ação de zeladoria no cruzamento das avenidas Brigadeiro Faria Lima e Álvaro Guimarães, no Rádio Clube, e pouco tempo depois depositaram entulho no local”, afirmou o prefeito regional da Zona Noroeste, Bento Silva.

ZELADORIA

O primeiro ponto revitalizado foi a confluência da Avenida Nossa Senhora de Fátima com o Caminho Particular Santa Maria, no Chico de Paula. Em seguida, a Praça Albertino Moreira, no São Jorge, recebeu corte de grama, pintura de bancos e mesas, caiação de guias e postes, além de manutenção geral de zeladoria.

Outra intervenção já realizada foi na Avenida Eleonor Roosevelt, nº 310, também no São Jorge. As ações de conscientização e limpeza urbana também podem ser vistas na Rua Flor Horácio Cyrillo, nº 61 (Castelo); Av. Brigadeiro Faria Lima x Av. Álvaro Guimarães (Rádio Clube); e Recanto na Rua Maria Mercedes Féa, nº 69 (Saboó).

Responsável pelo gerenciamento das ações, a Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref) ainda vai atuar em outros quatro pontos: Rua Álvaro Pinto da Silva Novaes Filho, nº 441 (Caneleira); Rua Luis Soares x Praça Armando Erbisti (São Jorge); Rua José Lobo Viana x Rua Alves do Nascimento (Rádio Clube); Rua Flamínio Levy, entrada da Vila Pantanal (Saboó).

SERVIÇO

Para solicitações ou consultas, a população pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Prodesan pelo telefone fixo 0800 770-8770 ou pelo celular (13) 99610-6363, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. A programação de coleta de resíduos pode ser conferida no site: www.prodesan.com.br/cata-treco.

DENÚNCIAS

O descarte irregular de resíduos é proibido pelo Código de Posturas do Município e sujeito a multa mínima de R$ 500, que pode dobrar em caso de reincidência. Denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelo telefone 162 ou à Guarda Municipal, responsável pela fiscalização, pelo número 153.