Digital Jazz

Zimbo Trio – 1964 – 2013

09/02/2022
Zimbo Trio – 1964 – 2013 | Jornal da Orla

Amilton Godoy (piano), Luiz Chaves (contrabaixo) e Rubinho Barsotti (bateria) fizeram parte da formação original do Zimbo Trio, formado em 1964 em São Paulo, e que se tornou uma das maiores instituições da nossa música.
Importante representante paulistano do samba jazz, surgido na fase áurea da Bossa Nova e que conseguiu unir a MPB ao Jazz, esteve ativo até o ano de 2013.
Foram 49 anos de uma história rica e com excelentes serviços prestados à boa música, mais de 50 discos lançados, reconhecimento mundial, excursões de sucesso por diversos países dos cinco continentes, levando sempre na bagagem a música instrumental brasileira.
Por uma questão jurídica, agora se chama Amilton Godoy Trio, liderado pelo pianista, único remanescente da formação original.
O Zimbo Trio, na sua trajetória, se caracterizou por apresentar uma sonoridade diferente, qualificada e de vanguarda, traduzidas nos seus arranjos sempre surpreendentes.
Alguns anos atrás, o selo Discobertas, dirigido pelo pesquisador Marcelo Fróes, lançou um box sensacional com os 6 primeiros discos gravados do Zimbo Trio, editados na época pela gravadora RGE, no período de 1964 e 1969.
Verdadeiras preciosidades que agora estão à disposição de todos, totalmente remasterizados, relançados com suas capas originais.
Mais que um documento, um projeto que resgata um dos períodos mais importantes da história do grupo e da nossa música.
Não é preciso nem dizer que o repertório contido nos seis discos está recheado de tesouros, revelando, com detalhes, todas as possibilidades sonoras alcançadas, inclusive com o acréscimo das cordas e dos metais. E, por todas estas características, podemos dizer que o Zimbo Trio conseguiu atingir o ambicioso objetivo de fazer música brasileira de qualidade, com toques de modernidade e sofisticação.
Um dos fatos mais marcantes do trio foi a participação como banda fixa do programa “O Fino da Bossa” da TV Record (1965), apresentado por Jair Rodrigues e Elis Regina, que na época divulgava os novos talentos da música.
Fora dos palcos, o Zimbo Trio realizou uma dos maiores legados de sua vitoriosa carreira, quando, em 1973, fundou em São Paulo o Centro Livre de Aprendizagem Musical – CLAM, que foi e é, ainda hoje, responsável pela formação musical de diversas gerações de músicos. Atualmente é dirigida pelo pianista Amilton Godoy.
Uma curiosidade: o termo Zimbo significa boa sorte, felicidade e sucesso. Ingredientes fundamentais que o Zimbo Trio conseguiu ter em sua bela trajetória musical. Com merecimento e muito talento. Nossa eterna reverência !!!

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.