
Vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ex-prefeita de Sant0s, Telma de Souza, segue internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Beneficência Portuguesa, em Santos. O Jornal da Orla apurou que o estado dela é considerado “grave”.
Telma sofreu um mal súbito em sua residência, no Embaré, na manhã de terça-feira (01). O Samu foi acionado, prestou um primeiro atendimento e em seguida ela foi levada para o hospital, onde fez uma série de exames e permanece internada.
O Jornal da Orla apurou que Telma sofreu um AVC isquêmico, tipo de derrame em que o fluxo sanguíneo é bloqueado e o cérebro deixa de receber oxigenação. Como consequência, ela apresenta limitações de movimento, fala e consciência.
A equipe médica que a atende deve realizar novos exames para apurar o nível dos danos à paciente.
Aniversário
O AVC aconteceu cerca de 36 horas após Telma de Souza participar da festa para celebrar seu aniversário de 81 anos, no bar Quintal da Véia. Embora tenha demonstrado alegria, sorrindo, tirando fotos e comendo bolo, pessoas muito próximas a ela identificaram que ela estava “diferente”.
Telma chegou ao local apoiada por dois convidados que, curiosamente, são médicos: Fábio Mesquita e Benjamin Rodriguez. Naquele momento, atribuiu-se o auxílio à dificuldade de locomoção da ex-prefeita, que possui um problema crônico no quadril.
Um amigo muito próximo relatou ao Jornal da Orla que percebeu que ela estava com um comportamento “apático, estranho e inusual”. Segundo ele, Telma estava com uma fisionomia “ótima”, mas “não era a Telma que conhecemos”.
Um médico que obteve informações detalhadas sobre o quadro de saúde de Telma de Souza disse ontem ao Jornal da Orla que agora é preciso acompanhar como ela vai reagir. “Na Medicina ou no amor, nunca diga sempre nem jamais”.
TRAJETÓRIA DE RESPEITO
Ao longo do dia, ontem, diversas lideranças políticas das mais variadas vertentes manifestaram preocupação e solidariedade ao estado de saúde de Telma. Apesar das divergências ideológicas e partidárias, todos reconhecem a coragem e coerência em toda a sua trajetória.
Telma de Souza foi prefeita de Santos, deputada federal e estadual e vereadora. Fundadora do Partido dos Trabalhadores (PT), é uma das principais lideranças políticas da região e respeitada nacionalmente.
Sua gestão, entre 1989 e 1992, foi marcada por avanços na área de saúde, como a implantação das policlínicas e a criação de um programa pioneiro de saúde mental, e a recuperação da balneabilidade das praias.
Também teve decisões controversas, como a intervenção na empresa que operava o transporte coletivo. Segundo pesquisas Datafolha e Ibope, ela encerrou o governo com a aprovação de 97% da população.
Telma também venceu eleições para a Câmara Federa, a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal, mas também sofreu seguidas derrotas na disputa pela Prefeitura de Santos (1996, 2000, 2004, 2012 e 2024).


Espero que se recupere, exemplo de bom caráter, compromisso com a democracia e com nossa cidade.
Vida Longa Telma. Um marco na Administração da cidade. Sempre com o olhar para os mais pobres.
A melhor e mais revolucionária prefeita que Santos já teve. Saúde querida guerreira. Suas realizações são eternas.