Baixada Santista

Vigilância Sanitária em Guarujá fiscaliza mais de 30 peixarias

13/04/2022
Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Corvina, pescadinha branca, cação e camarão sete barbas estão entre os produtos mais vendidos no boxe da comerciante Thainara Bezerra, que atua há mais de dez anos no Mercado de Peixes das Astúrias. O seu estabelecimento foi um dos mais de 30 vistoriados pelas equipes de Vigilância Sanitária nas últimas duas semanas. A medida integra a Operação Semana Santa, que este ano foi antecipada pela Prefeitura de Guarujá em 15 dias.

A ação inédita da Secretaria Municipal de Saúde teve como meta identificar as condições das peixarias para que os proprietários pudessem receber a visita dos fiscais com antecedência. As equipes da Vigilância Sanitária fizeram vistorias, orientações e notificações para que os estabelecimentos corrigissem eventuais falhas e tivessem tempo para se adequarem para a Semana Santa.

Entre os itens avaliados, as chamadas propriedades organolépticas, que se referem ao aspecto do alimento, como os olhos, escamas, textura e consistência do peixe, são prioridades da fiscalização. A Vigilância Sanitária confere ainda a higiene do local, a quantidade de gelo disponível, o descarte adequado de resíduos, a dedetização e a estrutura dos estabelecimentos.