Alta Rotação

Versões que ninguém quer dos carros mais vendidos

01/04/2022
Divulgação

Você provavelmente já viu ou ouvi falar de ranking dos carros mais vendidos. As fábricas gostam de exibir esses números, por motivos óbvios: normalmente as pessoas querem o que está sendo disputado, os que estão em evidência. Afinal, se é muito vendido, pode significar que o veículo é bom, certo? Mas mesmo esses veículos mais vendidos têm uma ou mais versões que não vendem tão bem assim, que não são tão desejadas. No mercado de usados e seminovos, essas configurações são chamadas de “mico”, pois perdem valor por conta da baixa demanda.

Vejamos o caso da Fiat Strada. A simpática e querida picape compacta da Fiat tem uma versão que quase ninguém quer, que é a Endurance 1.4 Cabine Dupla. Essa configuração teve somente unidades vendidas no primeiro bimestre de 2022, mas apesar de vender tão pouco, segue disponível no site da marca.

O Jeep Renegade também conta com uma versão micada: a Trailwalk. O Renegade foi reestilizado no começo deste ano e aposentou de vez os propulsores 1.8 flex e o 2.0 turbodiesel, deixando todas as variantes deste SUV com o propulsor 1.3 turboflex de 185 cv, incluindo essa variante que teve apenas 15 unidades vendidas nos dois primeiros meses de 2022.

Outra versão bem micada é a Sport do Hyundai HB20. O modelo com visual esportivo existe desde a primeira geração e retornou na atual. O propulsor é o 1.0 turboflex com câmbio automático de seis velocidades. O pacote de equipamentos é bom, mas o preço é salgado para quem entrega somente visual.

O Chevrolet Onix Plus tem várias versões, mas a que menos vendeu em janeiro e fevereiro deste ano foi a LT com motor 1.0 turbo e câmbio manual: foram 284 unidades vendidas. Disponível também no hatch, poderia ser uma opção divertida para quem gosta de uma pegada mais esportiva, mas claramente a maior parte dos clientes prefere o conforto da transmissão automática. Ou seja, o barato sai caro. Ops, não existe mais carro barato.

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