Santos

União cede área no Dique da Vila Gilda a Santos para projeto Parque Palafitas

24/01/2024
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Governo Federal, oficializou a cessão de uma área à Prefeitura de Santos para a execução do projeto-piloto Parque Palafitas, um plano de urbanização do Dique da Vila Gilda, de forma inédita no País.  O prefeito Rogério Santos e o superintendente da SPU em São Paulo, Celso Santos Carvalho, assinaram o termo de cessão no Paço Municipal, nesta terça-feira (23).

No projeto-piloto, serão construídas 60 casas sustentáveis proporcionando infraestrutura adequada às famílias que já residem no local. Estas unidades contarão com saneamento básico, promovendo não apenas o bem-estar dos moradores, mas também a recuperação ambiental. De acordo com o prefeito Rogério Santos, a cessão da área é mais uma etapa vencida do projeto, que já conta com licença ambiental. Ele agradeceu o empenho do Governo Federal para a parceria. “Hoje é a formalização final desse processo junto ao Governo Federal. Agora é buscar financiamento e essa parceria será com o Governo do Estado, que já temos reunião marcada para quinta-feira sobre a assinatura dos repasses para construir esses módulos e começar a construir esse sonho de muita gente”, diz o prefeito.

De acordo com o superintendente da SPU em São Paulo, a parceria faz parte de uma das metas do Governo Federal que é atuar em habitação social. “O presidente Lula colocou, no começo do Governo, sua preocupação com a questão das palafitas e deu uma ordem para o Ministério das Cidades e para a SPU que a gente trabalhasse na solução habitacional para as periferias. A SPU toma conta dos terrenos da União, mas não pode fazer essa gestão. Por isso, é importante ter parceria com os municípios. E, em Santos, a gente consegue as condições ideais para parcerias”, ressalta Celso.

O Parque Palafitas é um projeto-piloto desenvolvido especialmente para o dique da Vila Gilda. Iniciado em 2018 pelo escritório do arquiteto Jaime Lerner, o projeto tem como base a substituição das palafitas por estruturas pré-fabricadas, além da construção de prédios em áreas secas próximas à via.