Santos

Um trânsito melhor para Santos

31/05/2024
Carlos Nogueira/PMS

Com o objetivo de melhorar o tráfego e combater os engarrafamentos da cidade, a Prefeitura de Santos está instalando semáforos modernos e 100% sincronizados. O anúncio foi feito na última segunda-feira (27). A implementação deve durar até quatro meses.

“Estamos trocando todos os semáforos da nossa cidade por modelos com alta tecnologia, ligados ao Centro de Controle Operacional, permitindo que, à distância, possamos controlar o trânsito”, explica o prefeito Rogério Santos.

Santos é a oitava colocada no ranking de cidades inteligentes do Brasil e deu início a um antigo pedido dos moradores, o sincronismo semafórico, com uso de recursos avançados de tecnologia e renovação dos semáforos.

O novo sistema vem para substituir o atual, implementado há 20 anos e que possui funcionamento via cabeamento telefônico. O mais moderno irá utilizar a tecnologia celular.

Santos tem uma parceria com o aplicativo Waze for Cities e já recebe na Central de Controle de Operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) toda a comunicação sobre o trânsito feita por motoristas logados no aplicativo em tempo real. Isso permite uma maior agilidade da CET para solucionar interferências no trânsito, desde acidentes, alagamentos ou até mesmo semáforos quebrados.

O presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, destaca que Santos possui 4.272 cruzamentos e apenas 438 são semaforizados e, com a modernização, os equipamentos poderão ser operados a partir da central da Companhia, possibilitando ajustes e alterações em tempo real para maior fluidez nas vias.

Além disso, ele também destaca que diversas ferramentas serão integradas à CET, buscando tornar as soluções mais dinâmicas e assertivas.

“Quanto mais os motoristas que dirigem pela Cidade usarem o Waze, mais informações vão nos fornecer para tomada de decisões. Ou seja, quanto mais rápido recebermos os dados, mais rápida será a resposta para auxiliar na mobilidade urbana. Por isso é importante que o motorista ao sair com o seu veículo já ative o aplicativo”, afirma.

Parceria com o Google

A Cidade também fIrmou uma parceria com o Google para incorporar ainda mais informações e ajudar no combate aos engarrafamentos. A 4Smart Cloud faz parte desta parceria e, de acordo com o gerente comercial da empresa, Renato Rappoli, Santos é uma das sete primeiras cidades do país a implementar a tecnologia do Waze e trabalhar com dados de mobilidade.

Até o momento da apresentação, mais de 1.400 motoristas santistas já estavam registrados no Waze e fornecendo informações em tempo real para o CCO.

Motoristas podem ajudar a reduzir trânsito das obras

Com um novo trecho interditado pelas obras do VLT, na Rua João Pessoa na quadra entre as ruas Senador Feijó e a Martim Afonso, que ficará fechado até 30 de julho, data prevista para a conclusão dos trabalhos. A CET orienta que os motoristas utilizem o Waze para auxiliar no monitoramento do tráfego.

Pelo aplicativo, é possível que o condutor saiba onde estão os bloqueios das obras e quais são as rotas alternativas. No caso deste bloqueio, a Rua General Câmara, já utilizada como opção, segue como rota alternativa para o tráfego.