Cinema Santos

TV japonesa grava documentário em Santos

02/08/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O canal estatal japonês NHK World Japan está produzindo um documentário sobre os trens da América do Sul e Santos é uma das cidades registradas, especialmente seus bondes, a ligação com o café e a influência da imigração japonesa.

“A história do café é muito importante, passa pelo Porto de Santos e, pelos trilhos, chega a outras estações. Fazendo pesquisa para o documentário, nos chamaram a atenção os bondes de Santos, que ainda estão em circulação e têm até um vínculo com o Japão, além do início da imigração japonesa no Brasil, que passa por aqui”, explica o diretor da produção Sakai Yoshimi, que pretende mostrar essa conexão entre o café, imigrantes japoneses, trens e bondes e Santos em parte do documentário.

Serão produzidos três programas, de 90 minutos, que serão veiculados na TV japonesa até o início do próximo ano. No Brasil, eles devem filmar também em São Paulo e Paranapiacaba e ainda passar pela Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia.

O grupo japonês, que contou com apoio da Santos Film Commission, passeou de bonde, visitou pontos importantes do Centro Histórico de Santos e da orla e deve ainda conhecer o funicular e o Monte Serrat.