Santos

Túnel começa a ganhar nova iluminação em LED

24/01/2024
Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Dez anos após a última reforma, o Túnel Rubens Ferreira Martins está ganhando iluminação em LED e em nova configuração, agora com luminárias na parte superior central, instalação que dificulta vandalismo e furtos, e garante mais segurança ao trânsito de veículos.

A melhoria, na semana em que Santos comemora 478 anos, envolve inicialmente a pista Centro-praia, onde serão instaladas 336 luminárias de LED de 190 Watts de potência elétrica. Já na pista inversa, serão instaladas 360 luminárias de igual potência, com previsão de término no próximo mês.

No novo sistema em implementação no centro do túnel, a rede de cabos está sendo acondicionada em eletrocalhas metálicas (bandejamento) e as luminárias fixadas em duas fileiras paralelas, o que proporciona um índice de iluminação de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Essa nova configuração coibirá os furtos devido ao difícil acesso, explicou o engenheiro eletricista Paulo Aguina, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão e coordenação dos trabalhos, lembrando que, na disposição original, a rede elétrica e as luminárias estavam fixadas nas paredes laterais do túnel. “Essa localização facilitava furtos dos cabos e depredações, pois os vândalos conseguiam ter acesso à instalação subindo nos corrimões da passarela de pedestres”, explicou.

Para evitar maiores transtornos ao trânsito, os serviços de instalação das novas luminárias de LED estão sendo realizados entre as 21h e 5h, com o túnel interditado pela CET, a título de segurança.
Os serviços estão a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantum e Fortnort (SQF IP Santos), responsável pela manutenção da iluminação pública e expansão da rede desde abril do ano passado.