Metrópole

Três toneladas de drogas apreendidas em cinco meses na Baixada Santista

01/07/2026 Da Redação
Divulgação/SSP

As ações das forças de segurança na Baixada Santista resultaram na apreensão de três toneladas de drogas entre janeiro e maio deste ano. No período, uma tonelada de cocaína foi retirada de circulação.

Juntos, os municípios da região registraram 1.013 ocorrências de tráfico de drogas, 20% a mais na comparação com o mesmo período do ano passado.

“As forças de segurança têm ampliado operações em áreas de maior incidência criminal, reforçado o trabalho de inteligência e promovido investigações para desarticular organizações criminosas que atuam na região, além de cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão”, afirmou o secretário da Segurança Pública do Estado, Osvaldo Nico Gonçalves.

Dentre as ações de destaque está a operação da 2ª Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) de Santos, que desarticulou um esquema de distribuição de drogas responsável por abastecer diversos pontos de tráfico na Baixada Santista. A investigação resultou na apreensão de 360 quilos de crack e na prisão em flagrante de seis integrantes da organização criminosa, além da apreensão de veículos e celulares utilizados na logística do grupo. Segundo a Polícia Civil, o imóvel funcionava como um centro de distribuição do chamado “consórcio do tráfico”, modelo em que diferentes pontos de venda compartilham o mesmo fornecedor.

Entre janeiro e maio, as Polícias Civil e Militar prenderam 4,7 mil infratores e apreenderam 344 menores de idade, além de retirar de circulação 324 armas de fogo ilegais, um aumento de 35% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados levam em conta os nove municípios que compõem a Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Em março, a Polícia Civil realizou uma operação na Baixada Santista que resultou na captura de 155 foragidos da Justiça. A ofensiva mobilizou equipes de diversas unidades da região e chegou a procurados por crimes como tráfico de drogas, homicídio, roubo, estupro e violência doméstica.

Em junho, foram entregues 31 viaturas para as Polícias Militar e Civil, 51 fuzis para a PM, a reforma e ampliação do Palácio da Polícia, em Santos, além da construção das novas sedes do 21º Batalhão de Polícia Militar do Interior, no Guarujá, e da Companhia de Força Tática da unidade.