Cinema

Tradicional cinema de Santos, Cine Roxy completa 89 anos

15/03/2023
Divulgação

Quando exibiu pela primeira vez o clássico “Cântico dos Cânticos”, em 15 de março de 1934, provavelmente, o empresário Antonio Campos não imaginou que estava iniciando uma jornada diferente, que viraria o século e chegaria aos dias presentes. Seu filho, Francisco Campos, deu continuidade ao legado, mantido por Antonio Campos Neto, o Toninho Campos. O Cine Roxy – cujo nome foi inspirado no cinema homônimo e colossal de Nova York – acompanhou as transformações da indústria, se atualizou sem perder seu charme. Nesta quarta-feira (15/3), o tradicional cinema de Santos completa 89 anos.

Inicialmente, o Roxy comportava mais de 3 mil pessoas. Nesta época já apresentava infraestrutura nos moldes das grandes salas dos EUA Na segunda metade da década de 1950, passou por reforma e modernização e reabriu para exibir o filme “Ilha dos Trópicos”, dirigido por Robert Rossen. À época, passou a contar com 1500 confortáveis poltronas instaladas em sala inclinada e moderno tratamento acústico.

Na virada dos anos 1990 para os 2000, chegaram as salas de cinema em shoppings, menores do que o costume. O Roxy não ficou atrás e, a partir de 2003, passou a contar com cinco salas no tradicional endereço da Avenida Ana Costa.

O Roxy acompanha os principais lançamentos, desde os blockbusters até filmes premiados e independentes, bem como espetáculos musicais e competições esportivas. Colabora no fomento cultural e artístico em parcerias com festivais, projetos, produtores culturais, cineastas e artistas.

Nos últimos lançamentos da franquia Star Wars, o Cine Roxy 5 contou com apresentações da Orquestra de Metais e Percussão de Cubatão, levando ao público a trilha sonora da saga, ao ar livre, em frente ao cinema, além das presenças de cosplayers;

Atores como Alexandre Borges, Alessandra Negrini, Milhem Cortaz, Emílio Orciollo Netto, Suzana Pires, Leandra Leal, Flávia Alessandra, Cleo Pires, Fiuk, Ícaro Silva, Paulo Betti, Leandro Hassum, o youtuber Christian Figueiredo, o humorista Danilo Gentilli, os elencos mirins de Detetives do Prédio Azul, Meus 15 Anos, Carrossel, de Turma da Mônica: Laços, a banda Titãs, o Rei Pelé, o cantor Chorão, entre muitos outros artistas e profissionais de destaque, lançaram seus filmes no Cine Roxy.

O empresário o empresário Antonio Campos, fundador do Cine Roxy

Fachada do Cine Roxy em 1939

Cine Roxy nos anos 1990