Baixada Santista Turismo na Baixada

Tour autoguiado e novos totens estimulam o turismo e história de São Vicente

27/12/2021
Tour autoguiado e novos totens estimulam o turismo e história de São Vicente | Jornal da Orla

Da Ponte Pênsil ao Memorial dos 500 anos, São Vicente ganhou sete novos totens de identificação turística. Além da nova identidade visual espalhada pela Cidade, a partir de agora os moradores e visitantes têm acesso a mapas turísticos, descrições e narrações históricas por meio dos cartões postais do Município.

A instalação dos totens faz parte do projeto da Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Provis — empresa responsável pela sinalização — de tour autoguiado, que busca a valorização da Primeira Cidade do Brasil.

Os sete totens foram instalados nos seguintes locais: Ponte Pênsil, Praça Tom Jobim, Biquinha, Praça 22 de Janeiro, Casa Martim Afonso, Igreja Matriz e Mirante 500 Anos. A ação não gerou nenhum custo à Prefeitura.

Tendo em vista a temporada de verão e o aproveitamento da promoção turística e comercial da região, o roteiro autoguiado apresenta cinco pontos históricos e dois pontos turísticos da Cidade para serem visitados em um percurso agradável e dinâmico. A partir da Ponte Pênsil, principal cartão postal vicentino, o circuito é indicado por meio de totens informativos, onde o visitante pode escanear um QR Code, que promove o conhecimento sobre cada lugar com vídeos e histórias. O tour propõe o envolvimento pela trajetória e encantos vicentinos, numa caminhada de aproximadamente trinta minutos entre ruas, praças e monumentos.

De acordo com a secretária de Turismo, Juliana Santana, “o Tour Autoguiado do Centro Histórico é uma forma de estimular que cidadãos e turistas conheçam espaços importantes da nossa Cidade através de uma linguagem simplificada, trazendo maior significado de pontos históricos e culturais de tanta expressão para São Vicente. Também é uma forma de despertar a vontade das pessoas em desbravar novos ambientes e mostrar que a Cidade é muito mais do que sol e praia.”