Leitura

Tarrafa Literária tem programação até domingo em Santos

17/11/2022
Divulgação

Evento acontece em Santos entre 16 e 20 de novembro

Homenagem ao cartunista Angeli e a presença da jornalista Juliana Dal Piva, autora do livro “Os negócios do Jair”, estão entre os destaques da programação da 14ª Tarrafa Literária, que acontece entre os dias 16 e 20, em Santos.

Angeli é criador de personagens marcantes dos quadrinhos brasileiros – como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros. Este ano, o cartunista encerrou seu ciclo de 50 anos como colaborador do jornal Folha de S. Pauo, onde publicava tiras diariamente, em decorrência de ter sido diagnosticado com afasia — doença degenerativa que compromete habilidades como escrever e desenhar.

Sua obra marcou o tema da Mesa de Abertura do festival, no dia 16, quarta-feira, às 19h30, no teatro do Sesc Santos. Mediada pelo trio Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina, apresentadores do programa Fim de Expediente, uma das maiores audiências do rádio brasileiro atualmente, a conversa terá a participação dos cartunistas Adão Iturrusgarai e Caco Galhardo.

Os “negócios do Jair” na Tarrafa
Além disso, o longa-metragem “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente”, de César Cabral, será exibido no Cine Arte Posto 4, na Praia do Gonzaga, durante o festival.

Já Juliana Dal Piva participa da mesa “Parem As Máquinas, o Jornalismo Investigativo”, mediada pelo diretor de jornalismo da TV Cultura Leão Serva, que também terá as participações de Bruno Paes Manso, apresentador do podcast “A república das milícias” e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

No livro “Os negócios do Jair”, Juliana Dal Piva revela, baseada em documentos e depoimentos, a evolução patrimonial do presidente Jair Bolsonaro, num contexto de investigações criminais do esquema de desvio de dinheiro público (as famigeradas “rachadinhas”).

Toda a programação é gratuita e também haverá transmissões diárias pelo canal oficial da Tarrafa no Youtube (@tarrafaliteraria) Os ingressos poderão ser retirados com antecedência na Realejo Livros (Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga) ou nos locais de realização das mesas (a unidade do Sesc Santos na noite de abertura, dia 16/11; e o Teatro Guarany, entre os dias 17 e 20/11).

A programação da Tarrafa Literária acontece no Sesc Santos e no Teatro Guarany, com doze mesas e mais de 30 autores convidados, com a missão de discutir a produção literária sob diversos pontos de vista: do jornalismo à ciência, da história à ficção e também dedicando atenção à literatura infantil (Tarrafinha).

A partir do dia 17, quinta-feira, a programação passa a ocupar o Teatro Guarany, palco que recebe o festival desde sua criação. Abrindo os trabalhos, às 17h, Paulo Scott (escritor e professor universitário) e Triscila Oliveira (escritora e ativista) conversam sobre desigualdade e a literatura como forma de enfrentamento e questionamento da sociedade, na mesa “A escrita que grita. Combate na literatura, HQs e na vida”. A mediação é de Simone Batista.

Em seguida, às 19h, os best sellers Fabrício Corsaletti (poeta e tradutor) e Antonio Prata (escritor, cronista e roteirista) conversam sobre “A poesia da crônica: escrever e sentir, atingir o leitor”, com mediação do jornalista norte-americano radicado no Brasil, Matthew Shirts.

A sexta-feira, dia 18, será aberta com a Tarrafinha: às 14h, a artista visual, escritora, jornalista e professora Kátia Canton realiza o encontro aberto “Polícias e Saberes” para crianças e professores de todas as idades, com mediação de Rita Nascimento, coordenadora de formação da Secretaria de Educação de Santos.

Na sequência, às 17h, o escritor e artista plástico Alberto Martins, o crítico literário Julian Fuks e o autor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva conversam sobre as fronteiras da criação literária em “A Memória na Ficção, a Literatura real”. O jornalista Vladir Lemos conduz este segmento.

Às 19h, “Poesia Popular Brasileira. Ritmos e Palavras” será o ponto de partida do bate-papo entre a jornalista, tradutora e poeta Stephanie Borges e a poeta, atriz e cantora Natália Barros, com mediação do jornalista e músico Julinho Bittencourt.

Já no sábado, dia 19, às 15h, a programação se inicia com as escritoras Andréa Del Fuego e Natália Timermann – reconhecidas pela escrita atual, poética e contundente – sob o tema “As minhas personagens são minhas?”. Desta vez, a mediação caberá à jornalista e radialista Tatiana Vasconcelos.

Paulo Rezzutti – arquiteto, youtuber, escritor e historiador – e Marília Ariza – doutora em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP) – se encontram a seguir, às 17h, para debater o contexto histórico recente do país, em “A Lupa da História”. A mediação será do jornalista Gustavo Klein.

O penúltimo dia do festival se encerra às 19h, com a mesa “Parem As Máquinas, o Jornalismo Investigativo”, mediada pelo diretor de jornalismo da TV Cultura Leão Serva, que terá os jornalistas Juliana Dal Piva (autora do recém-lançado “O Negócio do Jair”) e Bruno Paes Manso, apresentador do podcast “A república das milícias” e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP.

Por fim, no domingo, dia 20, a programação começa às 15h com a mesa “Ideias filosóficas e a pandemia – A busca pelo conhecimento”, reunindo o ex-ministro, professor de filosofia e cientista político Renato Janine Ribeiro e o escritor e pesquisador Alexandre Gossn. A condução será do jornalista Jorge Ricardo Oliveira.

Às 17h, Itamar Vieira Junior (autor do romance Torto Arado, ganhador do Prémio LeYa/2018, do Prêmio Jabuti/2020 e do Prêmio Oceanos/2020) e Rita Carelli (atriz, diretora, ilustradora e autora de Terrapreta, seu primeiro romance) conversam sobre “A Terra arada, a literatura que olha por nós”. O escritor, pesquisador e gestor cultural Rodrigo Savazoni media o encontro.

Para encerrar a 14ª Tarrafa Literária, às 19h, a mesa “Cérebro no Comando” contará com as presenças do médico e cientista Miguel Nicolelis e de seu colega de profissão, o neurocirurgião Edson Amâncio, autores de diversos títulos sobre suas respectivas áreas. A mediadora será a professora e doutora em Psicologia, Gisela Monteiro.

“A Tarrafa historicamente propõe esta aproximação entre autores e leitores. É um evento que causa transformação, impacto e mobiliza um público que vem não só da região, mas de todos os cantos do país”, resume o idealizador do evento, José Luiz Tahan.

Serviço:
14ª Tarrafa Literária
Grátis – retirada de ingressos com antecedência na Realejo Livros (Av. Mal. Deodoro, 2 – Gonzaga) ou nos locais do festival.
Abertura (16/11): Teatro do Sesc Santos (R. Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida)
Programação (17 a 20/11): Teatro Guarany (Pr. dos Andradas, 100 – Centro)