
Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, o professor Rafael Moreira avalia que o “tarifaço” anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, “vai bagunçar a economia mundial e isolar ainda mais os Estados Unidos”. Moreira acredita que estamos testemunhando o início do fim do poder estadunidense. “Nenhum império dura para sempre”, diz, citando a derrocada dos impérios Romano, Turco-Otomano e Austro-Húngaro.
Dignidade menstrual
Garantir o fornecimento de absorventes higiênicos a alunas da rede municipal de ensino de Peruíbe é um dos objetivos do programa “Menstruação Livre de Preconceitos”, proposto como projeto de lei pela vereadora Adriana Lima (PT).
Combate à evasão
Além das alunas, o programa visa também às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRASS), pessoas em situação de rua e população carcerária feminina. “Muitas alunas e em situação de vulnerabilidade não possuem condições financeiras para adquirir absorventes, o que pode levar à evasão escolar, infecções por uso inadequado de materiais improvisados e constrangimentos sociais”, explica Lima.
Crimes sexuais em ônibus
A Câmara de Santos aprovou projeto do vereador Adriano Piemonte (União), que determina a afixação de cartazes nos coletivos para combater a importunação sexual. O objetivo é combater a ação de tarados que se aproveitam da lotação dos ônibus para se esfregar, passar a mão ou até mesmo beijar mulheres, sem consentimento.
Homenagem
Também foi aprovada, na sessão de ontem, a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas a Osmar Alves de Campos Golegã, que foi um dos presos no navio Raul Soares, em 1964, pela ditadura. “Ele enfrentou aquele inferno. Homenageá-lo é manter essa luta viva”, disse a vereadora Débora Camilo (PSOL), autora da proposta.
Trans e travestis 1
Dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) estimam que 70% da população trans e travesti brasileira não concluíram o ensino médio e apenas 0,3% das pessoas trans no Brasil consegue acessar o ensino superior.
Trans e travestis 2
Segundo pesquisa da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), 1,9% da população brasileira são de pessoas transgênero ou não binárias, ou seja, 4 milhões de seres humanos.
Trans e travestis 3
Levantamento do Projeto Além do Arco-Íris revela que pessoas trans e travestis são expulsas de casa, em média, aos 13 anos, período em que normalmente acontece o reconhecimento de sua natureza sexual.
Trans e travestis 4
A Associação Nacional de Travestis e Transexuais revela também que 90% da população trans brasileira têm a prostituição como principal fonte de renda e única possibilidade de subsistência.
Cotas nas universidades
Diante desse cenário, 10 universidades federais já adotaram a política de cotas para trans e travestis, e a Unicamp aprovou a medida, por unanimidade, na terça-feira (1º).
Deixe um comentário