Economia

Tarcísio e Lula debatem sobre a licitação do túnel Santos-Guarujá

13/02/2025 Da Redação
Ricardo Stuckert/Governo Federal

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira (12), em Brasília (DF), para discutir o projeto de construção do túnel Santos-Guarujá, que visa conectar as duas cidades por meio de uma travessia submersa. O encontro foi confirmado pela assessoria do governador, embora não constasse nas agendas oficiais das autoridades.

Orçada em R$ 6 bilhões, a construção do túnel Santos-Guarujá é considerada o maior projeto do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e será realizada em parceria entre os governos federal e estadual, com os custos divididos igualmente entre as partes. No entanto, ainda não há uma definição sobre qual ente ficará responsável por conduzir a licitação do projeto, que atualmente está sob análise do Tribunal de Contas da União (TCU).

Conforme divulgado pela Jovem Pan News, o objetivo era que Tarcísio apresentasse ao presidente da República que a gestão paulista já está “com tudo pronto” para lançar a licitação, o que aceleraria muito o processo. O cronograma do governo federal e do Ministério de Portos e Aeroportos prevê a divulgação do edital da obra entre julho e agosto de 2025.

Ainda segundo a emissora, pessoas próximas ao presidente e ao governador afirmam que o encontro teve um saldo positivo. Procurada pelo BE News, a equipe de Tarcísio informou que aguarda o anúncio final do governo federal sobre o processo.

O projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros de extensão sob o mar, oferecendo um trajeto mais rápido para os moradores que transitam entre as cidades. Além disso, a obra reduzirá o impacto do tráfego de caminhões e facilitará a logística de acesso ao maior porto do país.

Atualmente, a travessia entre os dois municípios é feita por balsas e catraias, utilizadas diariamente por mais de 21 mil veículos, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. O novo túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, e contará com três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Mobilização

O presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos, deputado Alexandre Barbosa (PSDB), após encontro com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, contou em entrevista para a Rede BE News que, dentro do Congresso Nacional, tem mobilizado esforços para contribuir com o projeto do túnel Santos-Guarujá.

“Estamos trabalhando para cumprir esse cronograma de publicar o edital ainda este ano e contratar a obra para que ela possa se iniciar em 2026. Esse é o objetivo”, afirmou Barbosa.

O parlamentar reforçou que acredita que as etapas burocráticas estão sendo superadas dentro dos prazos estabelecidos e que, no momento, a principal pendência é definir qual esfera de governo será responsável por publicar o edital.

“A gente está no momento em que as vaidades devem ser deixadas de lado em prol do interesse coletivo, do bem comum, ou seja, que é executar a obra, entregar essa obra e pensar nas pessoas que sofrem pela ausência da obra, que têm que acordar muitas vezes 1, 2 horas mais cedo para chegar no seu local de trabalho, com o túnel poderão fazer os deslocamentos de forma muito mais rápida.”

O prefeito do Guarujá, Farid Madi (Podemos), detalhou que os impactos do túnel na cidade estão sendo discutidos diretamente com a autoridade portuária (APS) de Santos.

“O impacto que esse túnel vai causar na cidade, essas obras de infraestrutura nós estamos discutindo […]. Estamos avançando, tenho certeza de que tudo vai correr bem e que as nossas demandas serão todas atendidas”, declarou.

Também participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Thaís Margarido, e o secretário de Turismo do município, Aildo Rodrigues Ferreira.