Significados do Judaísmo

Talit – O xale sagrado que nos envolve

18/08/2022
Reprodução

Os únicos requisitos para a criação do talit judaico são que seja um xale suficientemente longo para ser usado sobre os ombros.

Como a kipá, o talit, ou xale de oração, pode ser muito simples ou muito complexo em design. Um talit de lã ou seda com decoração vibrante, pode refletir símbolos, histórias, lugares e eventos específicos da cultura judaica ou simplesmente indicar estados como contemplação ou celebração.

Os únicos requisitos para a criação do talit judaico são que seja um xale suficientemente longo para ser usado sobre os ombros, como uma vestimenta, e que não seja feito de uma combinação de lã e linho.

Originalmente a palavra significava “vestido” ou “manto”. Este era um manto retangular que parecia um cobertor e era usado pelos homens nos tempos antigos. Nos quatro cantos das dessa vestimenta foram anexadas franjas (tzitzit).

A Bíblia não ordena o uso de um único xale de oração ou talit. Em vez disso, presume que as pessoas usavam algum tipo de vestimenta para se cobrir e instrui os Filhos de Israel a prender franjas (tzitzit) nos cantos destes trajes, repetindo o mandamento nos termos de que deveriam ” faz-te cordas retorcidas nos quatro cantos da tua coberta, com que te cobres”. Essa passagem não especifica a amarração de tipos particulares ou números de nós nas franjas.

Os costumes exatos sobre a amarração do tzitzit e o formato do talit são de origem rabínica pós-bíblica e, embora o Talmud discuta esses assuntos, tradições ligeiramente diferentes se desenvolveram em diferentes comunidades. No entanto, a Bíblia é específica quanto ao propósito destes tzitzit, afirmando que ao olhar estas franjas, poderemos lembrar dos mandamentos de Deus e não confiarmos apenas em nossos corações, porque poderemos errar.

O talit era geralmente feito de lã ou de linho e provavelmente lembrava o abbayah (“cobertor”) ainda usado pelos beduínos para proteção contra o clima. O talit feito de melhor qualidade era semelhante ao pálio romano e era usado principalmente pelos ricos, por rabinos e estudiosos distintos.

O comprimento do manto deveria ser um palmo menor do que o da roupa sob ele. Após o exílio dos judeus de Eretz Israel e sua dispersão, eles passaram a adotar mais prontamente as modas de seus vizinhos gentios. O talit foi descartado como hábito diário e tornou-se uma vestimenta religiosa para a oração; daí seu significado posterior de xale de oração.

Tecnicamente, o talit deve ser usado o dia todo, mas isso não é prático no mundo de hoje. E assim, outra roupa se desenvolveu: um traje tipo um poncho, que é usado sob a roupa de rua o dia todo. Esta vestimenta é mais comumente conhecida como tzitzit, mas também é chamada de arba kanfot (“quatro cantos”) ou talit katan (“pequeno talit”).

Entre os judeus da Europa Ocidental e terras islâmicas, os meninos começam a usar o talit gadol desde a idade do bar mitzvah ou até antes.

Tradicionalmente, os homens judeus da Europa Oriental começam a usar um talit gadol para as orações diárias após o casamento. Normalmente, o talit é um presente da noiva ou de sua família.

Habitualmente, os homens usam talit durante os cultos matinais e em Iom Kipur; rabinos e chazanim usam também em outras ocasiões. Nas sinagogas não-ortodoxas, muitas mulheres costumam usar talit.

A busca dos judeus por uma correlação lógica entre o talit e os mandamentos de Deus resultou em descobertas intrigantes. O valor numérico da palavra tzitzit (franjas) é 600. Cada uma das franjas contém 8 fios e 5 nós, perfazendo um total de 613. Este número corresponde aos 613 mandamentos contidos na Torá.

A Cabala ensina que o talit que nos envolve é uma metáfora para a luz transcendente infinita de Deus. As franjas aludem à luz divina imanente, que se estende e permeia cada elemento da Criação. Ao usar um talit gadol ou um talit katan, o judeu sintetiza esses dois elementos e os torna reais em sua vida.

Significados éticos e teológicos também atribuídos com simbolismo ao talit. De acordo com o Midrash, envolver-nos no xale de oração é para nos ajudar a alcançar um clima adequado de reverência a Deus e um espírito de oração durante nosso louvor.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.