Música

Sinfônica de Santos apresenta obras do séc. XIX

25/05/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

O concerto do mês de maio da Orquestra Sinfônica de Santos trará obras do séc. XIX. Nesta quinta-feira (25/5), às 20h30, o Teatro Municipal Braz Cubas será palco para “Quadros de uma exposição“, de Modest Mussorgsky-Ravel, e “Sinfonia em Si bemol”, de Chausson. A regência será do maestro Luís Gustavo Petri.

A primeira obra é a orquestração da famosa suíte para piano de Mussorgsky, que foi revisada e aprimorada por Maurice Ravel. Retrata uma visita imaginária do compositor a uma exposição de arte, com cada movimento representando uma pintura diferente. Desde a majestosa ‘Promenade’ até a cativante ‘Baba Yaga’ e a triunfante ‘Grande Portão de Kiev’, esta obra oferece uma rica paleta de cores e emoções.

A segunda será a ‘Sinfonia em Si bemol’, de Ernest Chausson, uma peça que mostra a influência de César Franck, com quem estudou composição. A sinfonia é um trabalho denso, complexo e altamente expressivo, que evoca tanto o drama como a delicadeza, oferecendo momentos de lirismo intenso e emoção desenfreada.

Esta sinfonia é considerada uma obra-prima do impressionismo francês e uma das mais importantes do repertório sinfônico da França.

Concerto da Orquestra Sinfônica de Santos
Dia 25 de maio, às 20h30
Teatro Municipal Braz Cubas – Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Entrada gratuita, com retirada na bilheteria a partir das 14h do dia do concerto
Ingressos limitados a dois por pessoa