Economia

Setor de franquias cresce 8% em Santos no terceiro trimestre

02/01/2026 Da Redação
Setor de franquias cresce 8% em Santos no terceiro trimestre | Jornal da Orla

Mesmo em um cenário de juros elevados e crédito mais restrito, as franquias estão em expansão na Baixada Santista. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o setor teve um crescimento de 8% em Santos no terceiro trimestre de 2025, com faturamento superior a R$ 413 milhões, acompanhando o bom desempenho observado no Estado e no País.

No Brasil, a alta foi de 9,1% no faturamento, alcançando R$ 76,607 bilhões, segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 10,8%, mesmo diante de uma economia mais moderada.

Na Baixada Santista, o avanço das franquias reflete fatores semelhantes aos observados no cenário nacional: inflação mais controlada, nível elevado de emprego, retomada gradual do consumo e maior procura por serviços, lazer, alimentação e bem-estar. A região, marcada pela força do turismo, do comércio e dos serviços, tem absorvido novas operações e fortalecido redes já instaladas, especialmente em cidades como Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

DESTAQUES NACIONAIS

De acordo com a ABF, todos os segmentos do franchising apresentaram crescimento no terceiro trimestre. No País, o maior destaque foi Limpeza e Conservação, com alta de 14,5%, impulsionada pela terceirização de serviços e por mudanças no perfil habitacional. Na sequência aparecem Saúde, Beleza e Bem-Estar (13,1%), segmento com forte presença na região, e Alimentação – Comércio e Distribuição (12,7%), favorecido pela desinflação e pela maior circulação de pessoas.

ADAPTAÇÃO

“O sistema de franquias alia inovação, capacidade de adaptação em cenários adversos e força coletiva. Crescemos acima da média do varejo e mantivemos uma trajetória sólida, apoiada em ganhos de eficiência e na capacidade de entregar valor ao consumidor”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Outro impacto relevante do setor está na geração de empregos. As franquias empregam diretamente 1,747 milhão de pessoas no Brasil, número que se reflete também na Baixada Santista, onde as redes funcionam como importante porta de entrada no mercado de trabalho formal, especialmente para jovens e trabalhadores do setor de serviços.

Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (IPESPE) e da empresa Datrix (especializada em Ranking de Eficiência do Varejo), divulgada pela ABF, reforça a percepção positiva do franchising: 78% dos brasileiros têm visão favorável das franquias, índice que sobe após esclarecimentos sobre o modelo de negócios. Entre os pontos mais reconhecidos estão a contribuição ao desenvolvimento econômico, a geração de empregos e o apoio ao pequeno empreendedor.

No terceiro trimestre, o saldo nacional foi de 4.644 novas operações, totalizando 200.152 unidades de franquias em funcionamento no País.

“O franchising encerra o terceiro trimestre com resultados sólidos e perspectivas positivas, embora ainda seja preciso atenção a fatores como inadimplência, desaceleração do PIB e incertezas internacionais”, conclui Tom Moreira Leite.