Significados do Judaísmo

Sete de Adar – O Falecimento de Moisés

23/02/2023
Sete de Adar – O Falecimento de Moisés | Jornal da Orla

Meu querido pai, Saadia Z´L faleceu no dia sete de Adar. Nossa tradição diz que é uma honra morrer em uma data importante e assim foi.

No calendário judaico, o sétimo dia do mês de Adar, também conhecido como Zayin Adar (hebraico: ז׳ אַדָּר), é tradicionalmente dado como a data da morte de Moisés. Acredita-se também que seja a data de seu nascimento, 120 anos antes.

Há várias indicações bíblicas atestando a data da passagem de Moisés.

Moisés morre sozinho em uma montanha com Deus, como estivera tantos anos atrás quando, como pastor em Midian, avistou uma sarça em chamas e ouviu o Chamado que mudou sua vida e os horizontes morais do mundo.

É uma cena comovente em sua simplicidade. Não há multidões. Não há choro. A sensação de proximidade e distância é quase avassaladora. Ele vê a terra de longe, mas sabe há algum tempo que nunca a alcançará. Nem sua esposa nem seus filhos estão lá para se despedir; eles desapareceram da narrativa muito antes. Sua irmã Miriam e seu irmão Aaron, com quem ele compartilhou o fardo da liderança por tanto tempo, já haviam falecido antes dele. Seu discípulo Josué tornou-se seu sucessor. Moisés tornou-se o homem solitário da fé, exceto que, com Deus ninguém está sozinho, mesmo que esteja sozinho.

É um momento profundamente triste, mas o obituário que a Torá lhe dá – seja Josué quem escreveu, seja ele mesmo a mando de Deus com lágrimas nos olhos – é insuperável:

“Nunca surgiu em Israel um profeta como Moisés, a quem Deus conheceu face a face, em todos os sinais e prodígios que Adonai o enviou para realizar no Egito contra Faraó, todos os seus servos e toda a sua terra, e em todos os atos de mão poderosa e de poder terrível que Moisés realizou diante dos olhos de todo o Israel”.

Moisés raramente aparece nas listas que as pessoas fazem dos personagens mais influentes da história. Ele é mais difícil de nos identificarmos do que Abraão em sua devoção, Davi em seu carisma ou Isaías em suas sinfonias de esperança. O contraste entre a morte de Abraão e a morte de Moisés não poderia ser mais acentuado. De Abraão, a Torá diz:

“Então Abraão deu seu último suspiro e morreu em sua velhice, velho e satisfeito, e ele foi reunido ao seu povo”.

A vida de Moisés pode ser dividida em três períodos de quarenta anos. Durante os primeiros quarenta anos de sua vida, Moisés foi essencialmente um membro da família real egípcia. Uma vez que Moisés decidiu ficar do lado do povo de Israel em vez dos egípcios, ele foi forçado a viver no exílio pelos próximos quarenta anos de sua vida. Depois de retornar ao Egito para libertar a nação de Israel da escravidão, Moisés viveu mais quarenta anos. Assim, Moisés foi um príncipe por quarenta anos, um pastor exilado por quarenta anos e depois o líder de uma nação de escravos libertos por quarenta anos.

Alguém poderia pensar que o que Moisés aprendeu como príncipe do Egito por quarenta anos foi o que o preparou para ser o líder de Israel durante os quarenta anos de peregrinação pelo deserto.

Mas Adonai também queria que Moisés aprendesse a humildade. Os quarenta anos de Moisés como pastor o ensinaram a ser humilde e a confiar no Senhor. A Torá declara: “Ora, Moisés era um homem muito humilde, mais humilde do que qualquer outro na face da terra”.

A experiência e o treinamento de Moisés durante os primeiros oitenta anos de sua vida o prepararam para ser o líder de Israel. Mas foi seu relacionamento face a face com Deus que realmente fez de Moisés um líder poderoso e piedoso.

As diferentes lendas concordam que Moisés morreu em 7 de Adar (também seu aniversário) com a idade de 120 anos, e que o anjo da morte não estava presente. Mas as narrações anteriores e posteriores diferem consideravelmente na descrição e nos detalhes desse evento. Os primeiros apresentam a morte do herói como um final digno de sua vida. Ocorre de forma milagrosa; e o herói o enfrenta calma e resignadamente. Ele sobe o monte Abarin acompanhado pelos anciãos do povo, Josué e Eleazar; e enquanto ele está falando com eles, uma nuvem repentinamente o envolve e ele desaparece.

Ele foi induzido pela modéstia a dizer na Torá que ele morreu de morte natural, para que as pessoas não dissessem que Deus o havia levado vivo para o céu por causa de sua piedade.

Com o passamento de Moisés aprendemos que para cada um de nós, mesmo para o maior, há um Jordão que não cruzaremos, uma terra prometida em que não entraremos, um destino que não alcançaremos. Isso é o que o sacerdote Tarfon (sábio da terceira geração da Mishná) quis dizer quando disse: “Não é para você completar a tarefa, mas você também não é livre para desistir dela.” O que começamos, outros continuarão. O que importa é que fizemos a viagem. Não ficamos parados.

Também, só Deus é perfeito. Isso é o que Moisés queria que as pessoas nunca esquecessem. Mesmo o maior ser humano não é perfeito. Até Moisés pecou. Ainda não sabemos qual foi o seu pecado – há muitas opiniões – mas é por isso que Deus lhe disse que não entraria na Terra Prometida. Nenhum ser humano é infalível. A perfeição pertence somente a Deus. Somente quando honramos essa diferença essencial entre o céu e a terra, Deus pode ser Deus e os humanos, humanos.

Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço