Baixada Santista

Sesc Bertioga tem programação gratuita em maio

27/04/2023
Ignacio Aronovich/Divulgação Sesc SP

Além da programação, de terça a domingo, o visitante poderá conhecer a Reserva Natural próxima ao Sesc.

O mês de maio no Sesc Bertioga estará recheado de atrações para toda a família na programação gratuita e aberta ao público. Para participar, basta levar um documento com foto ou credencial do Sesc atualizada e retirar os ingressos com uma hora de antecedência. Além das atividades dentro da unidade, os visitantes também poderão conhecer a Reserva Natural, que protege mais de 600 mil m² de Mata Atlântica. Haverá ainda ações em comemoração à Semana Mundial do Brincar; Confira a lista de atividades gratuitas preparadas pelo Sesc Bertioga em maio:

Dia 14/5, às 16h – Espetáculo “Fábrica de Brinquedos”, com Cia. LaMala
Num ambiente de laboratório, brinquedos e mecanismos que os animam são criados. Um inventor maluco, seus brinquedos inusitados e uma boneca que tem vida interagem de maneira lúdica e proporcionam uma deliciosa e mágica visita ao imaginário infantil. Um espetáculo que usa a gestualidade e a movimentação para se comunicar com o público.

Dias 7 e 14/5, às 15h – Bate-papo Estação Ambiente Marinho 
Exposição de peças museológicas de diferentes animais marinhos (crânios, conchas, arcadas dentárias etc.), com um bate-papo sobre o ambiente em que vivem, suas características e peculiaridades.

Dia 14/5, às 17h – Sessão do filme Parasita
A família de Ki-taek está desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrar também na família, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos. Direção: Bong Joon-ho. Classificação: 16 anos.

Dia 21/5, às 17h – Espetáculo “Ou 9 ou 80”, com Clarin Cia. de Dança
Eleito pelo Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) o Melhor Espetáculo de Dança presencial de 2021, o espetáculo utiliza letras de funk para narrar as histórias e expõe as modificações dos movimentos do funk até chegar ao passinho.

Semana Mundial do Brincar 
De 14 a 28/5, às 9h30 – Vivência Circuito Sensorial
A partir da interação com diferentes materiais, sabores, texturas, cores e sons podemos estimular alguns sentidos das crianças.
Na praia em frente ao Sesc Bertioga. Para crianças até 3 anos

Dias 21 e 28/5, 9h30 às 10h45 – Vivência Circuito Sensorial
A partir da interação com diferentes materiais, sabores, texturas, cores e sons podemos estimular alguns distúrbios sensoriais e suas famílias.
No Sesc Bertioga. Para crianças até 6 anos

Programação na Reserva Natural:

Dias 6, 10 e 24/5 – Caminhada Procurando os seres da praia
Os participantes conhecerão a faixa de areia em frente ao Sesc Bertioga, onde poderão criar novos olhares sobre a biodiversidade do oceano e questões ambientais marinhas.

Dias 7, 14, 21 e 28, às 9h30 – Trilha do Guaratuba
No passeio, os participantes fazem uma caminhada em trilha plana, de fácil acesso e ao final da trilha, podem se banhar. A trilha está inserida em duas áreas naturais protegidas: o Parque Estadual Restinga de Bertioga e o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Bertioga, um local repleto de belas paisagens e grande diversidade de fauna e flora.

Para participar da atividade, é obrigatório o uso de tênis. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal. Recomenda-se usar roupas confortáveis, levar água, um alimento leve, repelente, protetor solar e boné. Duração 4h. Ponto de Encontro: entrada da trilha do Guaratuba (Rua P Um, do Loteamento Costa do Sol – Guaratuba)

Dia 7/5, às 10h – Vivência Ciência Cidadã: Participação, conhecimento e biodiversidade
A partir de diálogos sobre monitoramento participativo de aves, esta atividade irá proporcionar a alfabetização científica de diferentes públicos, conectando pessoas e instituições interessadas na pesquisa e na conservação da biodiversidade.

Terça a domingo, 8h30 às 17h30 – Visita à Reserva Natural
Com recursos de acessibilidade, a atividade é um convite ao encontro com a floresta e suas relações, abrindo espaço para conexões com a nossa própria natureza. Recomenda-se usar roupas confortáveis, levar água, um alimento leve, repelente, protetor solar e boné. Não é permitida a entrada de animais domésticos.

Dias 6, 13, 27/5, às 9h e às 14h e dias 14, 19 e 28/5, às 9h – Vivência Trilha do Sentir
Caminhada que conta com três opções de trajeto (120m, 450m e 960m), em uma trilha suspensa com recursos de acessibilidade. Os participantes percorrerão um deck de madeira entremeando as árvores, de forma segura e sem barreiras.

Dia 19/5, às 16h – Vivência Álbum de folhas 
Nesta oficina o público irá confeccionar um álbum com decalque das folhas de árvores da Mata Atlântica, uma oportunidade de conhecer melhor a riqueza desse bioma tão diverso.

Dias 13/5, 19 e 20/5, às 15h – Vivência Tocando a Natureza
Que tal usar os sentidos como tato, olfato, paladar e audição para observar a natureza? Ao final da visita, o público terá observado a natureza com sentidos que vão além desses, como mente e coração.

Dias 14/5, às 16h e 19/5, às 11h – Vivência Nossas abelhas e seus meles
Nesta atividade, além de descobrir como vivem esses seres e qual sua importância ecológica, os participantes aprendem os aspectos gerais da produção de mel e um pouco mais sobre comportamento das abelhas nativas, além de degustar uma diversidade de meles.

Dia 21/5, das 15h às 17h –  Vivência Brincando e observando os 4 elementos da Natureza
Neste encontro crianças poderão explorar infinitas possibilidades do brincar com terra, água, ar e fogo no jardim das brincadeiras coletando o que encontrarem de elementos naturais pelo chão, como: folhas, gravetos, pedras, sementes entre outros, identificando os potenciais brinquedos naturais. Para crianças até 6 anos

Dia 28, das 16h às 17h – Vivência Jardim das brincadeiras
Por meio de uma experimentação da relação afetiva com a floresta a partir do corpo e seus sentidos, dos ciclos da natureza, a atividade proporciona o livre brincar e a experiência das mãos na terra, dos pés no mato, do espaço ao ar livre, utilizando elementos naturais como bambus, madeiras, plantas herbáceas e arbustivas. Para crianças até 6 anos