Santos

Sem queima de fogos e comércio na orla, Santos reforça segurança na virada do ano

29/12/2021
Divulgação/Prefeitura de Santos

Santos terá esquema reforçado de segurança na orla da praia para a noite da virada do ano, no próximo dia 31, com o objetivo de evitar abusos e garantir a segurança da população.

A medida se soma à decisão da Prefeitura, tomada em outubro último, de suspender a tradicional queima de fogos e não interditar a avenida da orla, para desestimular aglomerações e evitar a propagação da covid-19.

A região da orla estará coberta por um efetivo de 440 pessoas, entre 140 guardas civis municipais e 300 policiais militares. Além do pessoal, quadriciclos, motocicletas, doze viaturas e, pelo menos, dois drones, um da Guarda Municipal e outro da PM, reforçam o controle.

O secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, ressalta que o patrulhamento será em toda a extensão da orla e proximidades, com deslocamento para pontos específicos conforme a necessidade. “Como a movimentação é muito dinâmica, faremos o monitoramento para acompanhar a demanda”.

A orientação para evitar aglomerações também leva em conta o atual surto de gripe na Cidade e no País.

Outra recomendação é para que não se use fogos de artifício, cujo manuseio incorreto pode causar ferimentos graves.

Embora neste ano não haja restrição de circulação de pessoas pela orla, estará proibida a montagem de qualquer tipo de barraca (incluindo as individuais) ou tendas particulares.

COMÉRCIO 
No dia 31, o funcionamento do comércio na orla, compreendido por quiosques, barracas e ambulantes só poderá ocorrer até as 20h. “A partir das 18h30 já iniciaremos a fiscalização com objetivo de que esse horário seja cumprido”, reforça o secretário Del Bel. Essas atividades poderão ser retomadas a partir das 6 horas do dia 1º de janeiro de 2022.

TRÂNSITO

Desde o último dia 20, a CET-Santos opera com reforço de 120 agentes atuando na orientação, fiscalização e monitoramento para dar maior fluidez ao trânsito da Cidade. A Operação Verão – Trânsito Seguro segue até 6 de março.