Santos Saúde

Seguem em baixa coberturas vacinais contra gripe e sarampo em Santos

11/05/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

A adesão às campanhas de vacinação contra sarampo e gripe segue baixa em Santos. Em relação ao sarampo, direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, a cobertura chegou a 23% desse público, número bem abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS).

O fim da mobilização está previsto para 3 de junho e até o momento não houve anúncio de prorrogação por parte dos governos Federal e Estadual.

Santos segue com três casos suspeitos de sarampo em 2022, todos em investigação. A vacina é destinada também às crianças com a carteirinha em dia, já que a dose oferecida na campanha serve como reforço. Os trabalhadores da saúde que possuem esquema vacinal incompleto contra o sarampo também podem se imunizar.

Gripe
A vacinação contra a gripe também tem baixa procura. Tendo a mesma meta de 95% para cada público, apenas 7% das gestantes e puérperas, 33% dos idosos (a partir dos 60 anos), 9% das crianças (6 meses a menores de 5 anos) e 20% dos trabalhadores da saúde procuraram os postos de vacinação para se proteger.

Na segunda-feira (9/5), Santos ampliou a vacinação contra a gripe para pessoas com comorbidades, deficiência e professores. A introdução do novo grupo acrescentou 134.295 pessoas à campanha.

A partir de 16 de maio, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, portuários, população privada de liberdade e internos da Fundação Casa poderão aderir à campanha contra a gripe.

O imunizante da gripe protege contra os vírus Influenza B, Influenza A H1N1 e A H3N2, esta última, a variante que mais circulou entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Documentos
Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência em Santos. Aos responsáveis por crianças, é recomendável a apresentação da carteira de vacinação para atualizar o calendário vacinal, caso esteja atrasado.

Imunossuprimidos ou pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico ou receita comprovando a condição de saúde. Gestantes precisam da carteira pré-natal e puérperas, de documento que comprove a realização do parto até 45 dias antes.

Professores necessitam comprovar o vínculo ativo com instituição de ensino e os trabalhadores da saúde têm que apresentar documento de conselho de classe ou comprovante de vínculo ativo com o serviço de saúde.