Baixada Santista Saúde

São Vicente já conta com Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa

11/08/2022
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

A Secretaria de Saúde de São Vicente recebeu a ‘Caderneta de Saúde’ da Pessoa Idosa, projeto do Ministério da Saúde, que integra um conjunto de iniciativas que tem por objetivo qualificar a atenção ofertada às pessoas idosas no Sistema Único de Saúde (SUS). A caderneta permite o registro e acompanhamento dos idosos, sendo usada tanto pelos profissionais, quanto pelos idosos, seus familiares e cuidadores, e está disponível em todas as 26 unidades básicas de saúde da cidade.

As informações usadas para o preenchimento, cedidas pela pessoa idosa e/ou quem cuida dessa pessoa, ajudarão a compor o Plano de Cuidado, que será elaborado em conjunto com os profissionais da saúde. Esse acompanhamento tem como duração cinco anos, registrando informações pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de oferecer orientações para seu autocuidado.

As instruções para os idosos sobre as cadernetas são:
– Leve a sua caderneta a todo atendimento realizado em serviço de saúde e em todas as campanhas de vacinação;
– Apresente a caderneta ao profissional de saúde quando for visitado em sua residência;
– Converse com o profissional de saúde, tire suas dúvidas e peça que a caderneta seja preenchida sempre que necessário.

Durante os cinco anos previstos de acompanhamento, será colhido um controle da pressão arterial, do índice glicêmico, calendário de vacinação, avaliação da saúde bucal e exames marcados. Em caso de constatação de alterações durante o acompanhamento, os idosos serão encaminhados para avaliação do geriatra.