Baixada Santista

São Vicente homenageia Pelé com faixas no Paço Municipal

02/01/2023
Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Principal ícone brasileiro na história, embora tenha nascido em Três Corações (MG) e desfilado nos campos da Vila Belmiro, em Santos, o Rei Pelé transcende para o Mundo todo. A Primeira Cidade do País também se conecta à história do craque, quando em 14 de novembro de 1972, o contemplou com o título de ‘Cidadão Vicentino’.

Para enaltecer a genialidade do maior jogador de todos os tempos e reafirmar suas ligações com o Município, a Prefeitura esticou três painéis com os dizeres “Pelé Eterno” e “Obrigado, Rei. Uma homenagem da Primeira Cidade do Brasil para o maior de todos os tempos”, na fachada do Paço Municipal, estampando, também, o famoso “soco no ar” – comemoração imortalizada pelo Atleta do Século, além do emblemático número 10.

O dia 29 de dezembro ficará marcado para sempre como a data de despedida de Edson Arantes do Nascimento. No entanto, o Rei Pelé, como o próprio filme lançado em 2004 já diz, é “eterno”. Para eternizar a imagem do maior expoente brasileiro na Cidade, o prefeito Kayo Amado teve a ideia de homenageá-lo com os painéis estampados no Paço.

Dono de um coração branco e preto, como ele próprio denomina, Kayo deixou seu recado de despedida ao maior da história. “Foi um dia muito triste não só para os santistas como eu, mas para todos que amam o futebol de alguma forma, seja brasileiro ou estrangeiro. Perdemos o maior de todos. Pelé exaltou o Brasil mundo afora e transformou o futebol. Podemos classificar facilmente o futebol antes de Pelé e depois de Pelé. O Rei será eterno! Meus sentimentos aos familiares e amigos”, disse o prefeito, que também decretou luto oficial de 10 dias no Município, em referência à icônica e mais famosa camisa 10 do Planeta.

Além da referência ao Rei, ilustrada pelos painéis no Paço Municipal, a Prefeitura de São Vicente prepara uma série de homenagens para eternizar o maior jogador da história do futebol, incluindo o novo ‘Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé’, que será inaugurado em janeiro de 2023, no bairro Samaritá.