Mundo Pet

Santos vacina pets contra doenças virais

08/05/2023
Depositphotos

A cidade de Santos vacina pets contra doenças virais a partir desta segunda-feira (8/5). A meta da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) é imunizar três mil cães e gatos. Em princípio, a campanha de vacinação ocorre até 2 de junho. No entanto, as doses estarão disponíveis somente animais de tutores santistas não possuam acesso a clínicas particulares.

De acordo com a veterinária da Codevida em Santos, Karol Castro, receberão a vacina cães a partir de 45 dias de vida e gatos com mais de 60 dias, desde que não estejam doentes. Os tutores dos pets devem levar RG, CPF e comprovante de residência na cidade.

Diariamente, a Prefeitura oferece vacina para 100 cães e 50 gatos, em vários pontos da cidade. O horário de funcionamento é das 12h às 15h.

Por medida de segurança, a recomendação é de que o cão esteja com guia e coleira. Em caso de cachorro bravo, deve-se adotar a focinheira. Já os gatos devem estar em caixas específicas para evitar fugas.

LEIA MAIS | Confira o calendário para vacina de pets em Santos

A vacina em pets é importante?

Assim como nos humanos, a vacinação dos pets é muito importante para prevenção e controle de doenças. O cães recebem a vacina múltipla ou polivalente, conhecida como V8 ou V10. Este imunizante protege contra leptospirose, cinomose, hepatite infecciosa, adenovirose, coronavirose, parainfluenza e parvovirose. Também há vacinas para traqueobronquite infecciosa, giardia, leishmania em animais saudáveis e soronegativos para a doença.

Para os gatos, as recomendadas são a vacina múltipla ou polivalente, que protege contra panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e clamidiose. ara ambas as espécies, também é importante a aplicação da vacina antirrábica.