Santos

Santos tem ação mundial pela doação de sangue neste sábado

24/06/2022
Divulgação/Prefeitura de Santos

Qualquer morador de Santos que esteja em condições de doar sangue está convidado a participar da 2ª Mega Ação Social Mundial de Doação de Sangue, que será realizada em três hemonúcleos da Cidade neste sábado (25/6), em lembrança ao Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue. A organização é do Moto Clube Insanos e tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Guarda Civil Municipal.

Participam da ação os seguintes hemonúcleos: Santa Casa de Santos (Av. Cláudio Luiz da Costa, 50 – Jabaquara), das 7h às 14h; Hospital Guilherme Álvaro (Rua Oswaldo Cruz, 197 – Boqueirão), das 7h30 às 14h; Casa de Saúde de Santos (Rua Armando Salles de Oliveira, 138 – Boqueirão), das 8h30 às 12h30.

Presente em 21 países, o Moto Clube Insanos arregimentará todos os associados da Baixada Santista para esta ação social, que também ocorrerá em outras cidades.

QUEM PODE DOAR?
Pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 50 quilos, que não tenham hepatites B ou C, doença de Chagas, sífilis, Aids (HIV) ou HTLV. As gestantes não podem doar e as puérperas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto.

Para fazer a doação, é necessário estar alimentado (fora de jejum) e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas. Caso a doação seja feita após o almoço, deve-se aguardar duas horas após a refeição. Também é recomendado evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas três horas anteriores.

Se estiver com sintomas gripais, é preciso esperar sete dias ou mais após a recuperação da doença.

Os doadores não podem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à coleta, e devem estar sem fumar há, no mínimo, duas horas.

Após a doação, mulheres devem esperar 90 dias para doar de novo; os homens, 60 dias.