Santos

Santos sedia Semana de Conscientização e Combate à Violência contra Idosos

04/06/2024
arquivo PMS

Entre os dias 10 e 16 de junho, Santos sediará a Semana de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. O evento, que acontecerá em diversos pontos da cidade, abordará temas essenciais como o uso seguro da internet, educação financeira, sexualidade e amor na maturidade.

A programação inicia no dia 10 de junho às 9h30 com a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). A delegada do Idoso em Santos, Juliana Buck Gianini, falará sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e a violação de direitos no auditório do Paço Municipal.

Palestras e atividades

No dia 11, das 9h às 12h, a professora Alessandra Simões conduzirá uma palestra sobre o uso seguro da internet e redes sociais no Parque Tecnológico de Santos. As inscrições podem ser feitas aqui.

O dia 12 trará uma palestra do Procon de Santos sobre “Educação Financeira para a Pessoa Idosa”, às 14h, no CRAS Centro. Já no dia 13, às 15h, haverá uma roda de conversa sobre “Sexualidade e amor na maturidade, sem preconceito”, conduzida pela consultora em Gerontologia Eva Bettine, na Rua XV de Novembro, 152.

Campanhas

Também no dia 13, a Coordenadoria de Políticas para a Pessoa Idosa (Coppi) e a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-Santos lançarão a campanha de conscientização contra o etarismo, com o tema #viverbem60+ e #etarismonão.

Na sexta-feira, dia 14, às 8h30, acontecerá uma caminhada pela conscientização e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, com saída no Espelho d’água, na orla do Boqueirão. Às 14h, o Concidania e o Projeto Diamar promovem uma roda de conversa sobre “O Homem Cuidador” na Estação Cidadania. Às 21h, o Teatro Guarany apresentará o espetáculo “Traçante”, dirigido por Zé Alex.

Feira e música

No dia 16, das 11h às 21h, a Praça do Aquário, na Ponta da Praia, receberá uma feira criativa promovida pelo coletivo Villarejo Art e Seectur. A semana se encerrará com um show de chorinho às 18h, no projeto “Música no Aquário”, organizado pela Secult e Coppi/Semulher.