Santos

Santos se torna capital do Estado em celebração a José Bonifácio

12/06/2024
Francisco Arrais/PMS

Nesta quinta-feira (13), a cidade de Santos será simbolicamente transformada na capital do Estado de São Paulo, em homenagem ao 261º aniversário de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o Patrono da Independência do Brasil. A transferência da sede do governo paulista é uma tradição que acontece anualmente na data de nascimento de Bonifácio. As celebrações começam às 14h, no Centro Histórico de Santos, com diversas homenagens e anúncios importantes.

O principal ato cívico ocorrerá na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Pantheon dos Andradas, e contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que será agraciado com a Medalha José Bonifácio. Durante o evento, serão anunciados o Distrito Turístico de Santos e um investimento de R$ 9 milhões para o Museu Ferroviário da cidade. Também participará da cerimônia o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena.

José Bonifácio

José Bonifácio de Andrada e Silva, nascido em Santos em 1763, teve um papel crucial na Independência do Brasil, sendo um dos principais conselheiros de Dom Pedro I. Além de sua atuação política, onde serviu como ministro do Reino e tutor de Dom Pedro II, Bonifácio fez significativas contribuições para a ciência, especialmente nas áreas de geologia e mineralogia. Ele faleceu em 6 de abril de 1838, em Niterói, no Rio de Janeiro.