Santos

Santos realiza exibições de curtas dirigido por mulheres

12/03/2024
Divulgação PMS

No dia 15 de março, sexta-feira, o Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) terá como evento especial, o ‘O Lugar do Olhar – Elas no Audiovisual’. A partir das 19h30, serão exibidos três curtas-metragens dirigidos por mulheres, seguidos por uma roda de conversa.

As diretoras Giovanna Castellari, Cibele Appes e Mariana Mussi estarão presentes para discutir temas como a construção de narrativas e a cinematografia sob a perspectiva feminina, com foco em questões sociais.

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura (Secult) e a Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) tornou possível essa iniciativa que busca promover a representatividade feminina no campo audiovisual. O Miss está localizado na Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias (térreo do teatro Municipal), e a entrada é gratuita.

Programação

“Gordos Não Vão para o Céu – Qual o Poder de Escolha de uma Pessoa Gorda”
– Gênero: Documentário
– Direção: Mariana Mussi
– Sinopse: O documentário aborda a jornada de três mulheres gordas em busca de aceitação numa sociedade que impõe padrões de beleza irreais. Explora suas vivências e lutas contra a pressão por uma perfeição inatingível, que restringe e oprime.

“Cida Tem Duas Sílabas”
– Gênero: Ficção
– Direção: Giovanna Castellari
– Sinopse: A história de Cida, uma costureira de 60 anos que enfrenta dificuldades para ler um contrato em seu trabalho. Com a ajuda de uma professora, ela embarca numa jornada de alfabetização, ao mesmo tempo em que começa a questionar as situações que enfrenta no trabalho.

“Se Trans For Mar”
– Gênero: Ficção
– Direção: Cibele Appes
– Sinopse: Iara, no mar, confronta seu passado e seus dilemas. Uma paixão inesperada a faz perceber que o amor romântico também pode ser uma possibilidade para ela.