Baixada Santista

Santos pagará auxílio financeiro a famílias da Ilha do Bugre atingidas pela Estação Elevatória

27/07/2023
Divulgação/Prefeitura de Santos

Após a repercussão de vídeos nas redes sociais que mostraram os impactos causados à comunidade Ilha do Bugre pela liberação da água da recém-inaugurada Estação Elevatória de Comportas, a Prefeitura de Santos informou que busca solução para o problema.

Na quarta-feira (27/7), a Administração divulgou que, por meio da Companhia de Habitação da Baixada Santista, dará aporte a São Vicente financeiro para cerca de 110 famílias que têm suas casas alagadas quando as comportas são abertas.

A estação foi inaugurada em maio para combater enchentes e alagamentos nos bairros Castelo e Areia Branca, na Zona Noroeste em Santos, além do Jardim Guassú, em São Vicente.

O auxílio financeiro será pago mensalmente pela Cohab-ST às famílias da Ilha do Bugre relacionadas pela Secretaria de Habitação de São Vicente, que é responsável pela desocupação das submoradias, demolição das vazias e pelo atendimento habitacional definitivo.

Para dar início aos pagamentos, a Cohab-ST aguarda dados complementares. “Já pedimos (à Sehab-SV) os dados completos das famílias que estão em maior emergência, principalmente o cadastro delas, com composição familiar e dados bancários, para que o pagamento de quem está em situação mais vulnerável seja feito ainda nesta semana. Na próxima semana, serão feitos os demais pagamentos”, explica o presidente da Cohab-ST, Maurício Prado.