Santos

Santos lança iniciativa sustentável inédita

09/02/2024
Raimundo Rosa/ PMS

Nesta sexta-feira (09/02), véspera de feriado de Carnaval, o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada uniram forças em Santos para lançar o projeto Santos Praias & Mares Limpos, visando um mar livre de lixo e o uso consciente das praias. A ação ocorreu na Praia do José Menino, em preparação para a chegada dos milhares de turistas esperados durante o feriado.

A parceria entre a Prefeitura de Santos, o Instituto EcoFaxina e o patrocínio da Terracom Construções traz um novo modelo de educação ambiental e gestão integrada de resíduos sólidos para a cidade. Na fase piloto, que se estenderá até março, 54 agentes ambientais estarão atuando de quinta a domingo, das 9h às 16h, orientando os frequentadores das praias e recolhendo resíduos recicláveis gerados por banhistas, ambulantes e quiosques.

O principal objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover o engajamento no descarte responsável de resíduos sólidos, contribuindo para a manutenção da beleza natural das praias e a proteção dos oceanos.

A estrutura do projeto inclui sete tendas de triagem e entrega voluntária distribuídas entre as praias do José Menino, Pompeia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Nestes espaços, os banhistas poderão aprender sobre a importância da reciclagem enquanto realizam o descarte consciente de seus resíduos.

Além disso, 52 lixeiras estarão estrategicamente distribuídas pela faixa de areia, separadas para resíduos orgânicos e recicláveis, e três triciclos com carretas (ecobikes) percorrerão a orla para a coleta dos resíduos nas praias e quiosques.

O projeto também conta com a participação comunitária, envolvendo moradores do bairro São Manoel e agentes ambientais do Instituto EcoFaxina, com apoio da Guarda Municipal de Santos. Todo o material reciclável coletado será encaminhado para a Cooperativa do Projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, gerando trabalho e renda para a comunidade local.