Santos

Santos inicia projeto para estimular empreendedorismo 50+

05/09/2023
Depositphotos

Você já ouviu falar no termo “economia prateada”? Referindo-se à cor grisalha dos cabelos dos idosos e também conhecida como economia da longevidade, é a soma de todas as atividades que atendem às necessidades de pessoas com 50+. Pensando nisso, a Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo de Santos, em parceria com o Sebrae, lançou o projeto “Empreendedorismo prateado nas vilas”, com capacitações concentradas no Campo Grande (Av. Sen. Pinheiro Machado, 635), Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 14) e Sênior (Rua Alfaya Rodrigues, 260, Embaré).

A primeira delas terá como tema ‘Empreenda Rápido: Seja um empreendedor com atitudes certeiras – Inteligência Emocional’, que levará os participantes 50+ a compreender como o reconhecimento das emoções pode favorecer melhores resultados frente aos cenários adversos, além de identificar e analisar atitudes diante de situações do dia a dia para melhores tomadas de decisão.

A palestra será realizada nos dias 19 (Vila Criativa Sênior), 20 (Campo Grande) e 26 (Encruzilhada), sempre das 9h às 12h.

A partir de outubro, as palestras avançam para ajudar os participantes a estruturar e divulgar seus negócios. Uma delas terá o tema ‘Comece a organizar sua ideia de negócio’, cujo conteúdo vai apresentar a modelagem de negócio no Canvas, ferramenta para colocar ideias no papel para depois pôr em prática estimulando o participante a organizá-las e demonstrá-las de forma fácil, visual e descomplicada para entender o que é a proposta de valor e assim ver a viabilidade do seu negócio/produto ou serviço.

Também será realizada a capacitação ‘Faça a divulgação certa e atraia mais clientes’, demonstrando como atrair consumidores certos para os serviços que se deseja vender.

Na Vila Criativa Sênior, estas palestras ocorrerão nos dias 10 e 24 de outubro. Na unidade Campo Grande, serão em 25 de outubro e 8 de novembro. Já na Encruzilhada, estão programadas para 31 de outubro e 7 de novembro. Todas das 8h30 às 12h30.

O objetivo é incentivar as dezenas de alunos que já frequentam as vilas criativas a gerar renda com o que aprendem em cursos nestes equipamentos como, por exemplo pintura em tela, crochê, macramê, entre outros.

Porém, qualquer morador de Santos a partir de 50 anos pode participar. Basta comparecer a uma destas vilas criativas portando documento com foto e comprovante de residência.